TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Cap 7

Artigo: Ava Cap 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Seis sigma

A estratégia Seis Sigma pode ser conceituada como um método altamente técnico utilizado por engenheiros e estatísticos para dar sintonia fina a produtos e processos. É também uma meta de quase-perfeição no atendimento de exigências de clientes. A essência da qualidade Seis Sigma consiste na utilização sistemática de métodos estatísticos para reduzir a variabilidade e conseqüentemente os defeitos e os custos com grande focalização no cliente.

O objetivo do Seis Sigma é proporcionar diversas formas de sucesso empresarial em itens como redução de custos, melhoria na produtividade, crescimento do market share, retenção de clientes, redução de tempo de ciclo, redução de defeitos, mudança cultural, desenvolvimento de produtos e serviços etc. Os conceitos que envolvem o Seis Sigma podem se traduzir em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento do sistema e mensuração da qualidade e competitividade adquirida.

A estratégia Seis Sigma trabalha com enfoque em melhoria de processo, projeto e reprojeto de processos e gerenciamento de processo. Na estratégia Seis Sigma, é usado um ciclo de melhorias de 5 fases, conhecido como DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar). Asmedidas e os índices são usados para estabelecer uma referência de onde a organização está em relação às metas do DMAIC. As medidas tornam possível assegurar que as ações de melhoria estão sendo feitas no foco adequado e asseguram um alinhamento por toda a organização.

A excelência operacional envolve um ciclo com claro estabelecimento, efetiva comunicação e constante avaliação dos requisitos dos clientes.

A implantação da estratégia Seis Sigma é feita por uma equipe de especialistas nos processos. Estes são capacitados a pensar, a fim de encontrar uma solução para a verdadeira causa dos problemas. Esta equipe atua como agente de mudança na organização, aplicando e disseminando o uso das ferramentas estatísticas e da qualidade no aprimoramento dos projetos.

É necessário selecionar as pessoas adequadas para o treinamento definindo claramente as expectativas de como este treinamento deve ser aplicado no local de trabalho assegurando que seja fornecido o suporte necessário para obter bons resultados.

Deve-se estabelecer monitoramento de desempenho individual após o treinamento e fornecer incentivos para que os treinados apliquem suas novas habilidades e seu conhecimento.

Caso de sucesso do Seis Sigma

Segundo o site oficial, a Multibrás é uma empresa no ramo eletro-eletrônico localizada em São Bernardo do Campo e faz parte da Brasmotor. Ela surgiu em 1994 como resultado da fusão da Brastemp, Consul e Semer, se tornando assim a maior indústria de linha branca da América Latina. A Multibrás é a única empresa do setor que tem a certificação ISO 9001 em todas as suas unidades. A organização atende a outros 70 paises e representa 37% do mercado brasileiro.

A partir de 1997, decidiram testar uma estratégia que vinha enchendo os olhos de grandes organizações. Eles fizeram a implantação em três etapas: primeiro foram decididos os problemas de alto impacto financeiro na organização e as respectivas pessoas responsáveis por resolvê-los, depois houve o treinamento dos green belts e black belts com a consultoria americana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com