TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Desenvolvimento Economico

Artigos Científicos: Ava Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina.

Para realizar esta atividade, siga os passos descritos a seguir.

Passo 1:. Navegue pelo site da CEPAL, disponível em:

<http://www.eclac.org/cgibin/getProd.asp?xml=/brasil/noticias/paginas/2/5562/p5562.xml&xsl=/brasil/tpl/p18f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl>.

Passo 2: Ainda no site, acesse o link Documentos do Escritório. Consulte o

resumo de alguns textos sobre o Brasil, tratando de tecnologia, questões

sociais, infra-estrutura, entre outros.

Passo 3: Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas

atuais da CEPAL para o Brasil.

Projeto de Desenvolvimento para a América Latina.

Após a leitura do texto, entendi que a CEPAL foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, poder assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo.

Ela tornou-se a primeira instituição latino-americana a interpretar a evolução da economia da América Latina e a propor projetos políticos e estratégias econômicas apropriadas para promover o desenvolvimento econômico dos países deste continente.

Comparado a países estrangeiros fica claro o quão pouco o Brasil investe em pesquisas e inovações, e, com isto, as baixas taxas de crescimento prevaleceram ao longo do tempo, tal padrão de gastos em inovação e a busca reduzida de conhecimento não se modificaram muito. Isto explica o porque o Brasil importa muita tecnologia, mas os esforços para formar novos e mais pesquisadores são constantes mesmo sem com baixo incentivo.

Já na área da Saúde, li que algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) informam sobre uma discussão referente á saúde da população brasileira nos últimos anos. Nessa discussão são abordados vários aspectos relacionados ao financiamento do SUS já que o mesmo não tem uma boa visualização da sociedade, um ponto fundamental para poder aumentar a efetividade do SUS é modificar alguns aspectos.

Referindo-se a América do Sul esse assunto sempre foi visto com cautela, mas também com um interesse, na metade do século XX aconteceram as primeiras aproximações, porém os interessados nessa aproximação encontraram barreiras das carências de infra-estrutura, diferenças de idiomas entre outras.

O Brasil e um importante país para o comércio da Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, entre outros países da América do Sul, em 2005, a participação brasileira chegou a 36% do total exportado pela Bolívia e 18% do Paraguai. Contudo, é bastante reduzido o comércio intra-setorial, e as pautas de exportações de alguns parceiros se mostram muito concentradas em poucos produtos. O grande desafio é buscar um aumento do intercâmbio, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com