TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distância, Questão 1

Ensaios: Avaliação A Distância, Questão 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 2

Quais relações possíveis podem ser estabelecidas entre a biografia de Thiago de Mello, em especial o período no exílio, com o poema? De que maneiras é possível relacionar o poema “Estatutos do Homem” com a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, promulgada pela ONU em 10 de dezembro de 1948? Qual a relação entre os versos citados no enunciado desta questão e os direitos naturais (direito a vida, a liberdade e a propriedade)? Podemos afirmar que os direitos humanos, particularmente os suscitados nos versos do poema, no Brasil, com o fim da ditadura Militar (1964-1984) passaram a ser respeitados? Justifique a sua resposta. (3,0 pontos)

R: Thiago de Mello retrata em seu poema parte do sofrimento o qual vinha passando em função do não cumprimento dos direitos que o mesmo julgava justo em seu período de exílio.

Vê-se uma relação entre o poema e a declaração dos direitos humanos, de forma que a ONU declarava direitos físicos e morais do ser humano enquanto o autor do poema declara em sua obra os direitos emocionais, os quais o mesmo também julga essenciais para a vida humana. Penso que a relação com os direitos naturais siga a mesma lógica.Em tese, após o período da ditadura militar, o povo brasileiro passou a ter o direito de liberdade, em tese. Sabe-se que a liberdade, o direito ao pão de cada dia e outros fatores citados no poema, se aplicaram apenas a parte da população, inicialmente de uma forma mais discriminativa, com o tempo vem se abrandando isso e o brasileiro vem podendo gozar cada vez mais dos seus direitos como cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com