TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Sociologia Sobre Os Clássicos

Artigos Científicos: Avaliação De Sociologia Sobre Os Clássicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Sociologia

Profª: Isabel Ostrower

Nomes: __________________________________________ Turma:_________

Atividade em dupla – 4 pontos

Para entregar no dia 24 de setembro

Questão 1 - da folha dos clássicos

Questão 2 – Assimilando Conceitos – pg. 66 do livro didático

Questão 3 - da pag. 66

Questão 4 – Analise a charge abaixo a partir do conceito de alienação econômica de Karl Marx.

1)

a-

Marx afirma que os indivíduos constroem sua história, mas não da maneira que querem, pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorrem a construção da mesma. Para ele, existem moderadores estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, mas todos têm capacidade de reagir a esses limitantes e até mesmo de transformá-los.

b-

A burguesia necessitava de revolucionar a todo momento os intrumentos de produção para aumentar cada vez mais os lucros obtidos e, com isso, as relações sociais iam inteiramente se alterando. A cada revolução industrial, as classes demonstravam mais diferenças entre si, de modo que, os interesses comerciais e pessoais se afastaram tanto um do outro que algumas classes sociais começaram a exercer certa dominação sobre outras. Os burgueses, que detêm os meios de produção, ou seja, o capital necessário para produzir, explora o proletariado, classe que possui a força bruta essencial para que a produção ocorra e tal classe aceita essa imposição já que necessita do emprego para o sustento próprio e de sua família.

2) Na democracia, teoricamente, todas as pessoas nascem iguais a respeito de intelecto ou potencial, porém, no conceito da luta de classes elaborado por Karl Marx, não funciona bem assim, já que, o filho de um membro da burguesia, nasceria com um potencial maior levando em conta ter nascido em uma família mais rica, que pode lhe dar mais oportunidades na vida devido a sua alta renda, diferentemente do filho do proletariado, que está quase sentenciado a ser explorado, devido ao fato de sua família não possuir estrutura o suficiente para lhe atribuir um futuro próspero, tornando sua busca por esse futuro mais difícil que a do filho do burguês.

3) Marx defendia a permutação do chamado socialismo utópico, que, por sua vez, não esclarecia os meios para se atingir a sociedade ideal, por um socialismo científico, que partia de uma análise crítica da realidade social contemporânea a ele (e, mais precisamente do modo de produção capitalista - fordismo), para evidenciar os caminhos que levariam à construção de uma sociedade mais justa e democrata.

4) O trabalhador é estranho ao produto de sua atividade, pois, na area em que foi estabelecido ele só produz uma parte do produto final, o trabalhador em questão nunca soube o que produzia porque não era seu papel saber. Assim, na charge a trabalhadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com