TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Final Curso De Marketing

Dissertações: Avaliação Final Curso De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 3

Relacione produtos ou serviços que fracassaram no mercado brasileiro por não terem tido uma estratégia de marketing adequada em uma ou mais das seguintes áreas: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Dê um exemplo de produto ou serviço fracassado para cada componente do Composto de Marketing e justifique suas escolhas num texto

com cerca de 20 linhas.

Componente Produto: – A Cherry Coke foi um refrigerante a base de cola com sabor de cereja, lançada em 1994 pela Coca-Cola. Um dos grandes fatores apontados como responsáveis pelo fracasso da Cherry Coke foram as inúmeras campanhas na mídia veiculadas, com a mais famosa delas tendo como garoto propaganda a então revelação palmeirense Edmundo Animal. A bebida na foi aceita no mercado e foi um fracasso de vendas no Brasil. Na ótica de especialistas, associar a marca a uma pessoa polêmica e controversa (Edmundo) foi um dos grandes erros da Cia. Além do sabor escolhido (Cereja) ter o seu sabor muito adocicado (semelhante ao da Pepsi), e não ser popular no Brasil como é nos EUA, na mesma linha de outros como framboesa, tutti-frutti, etc.

Composto Promoção (propaganda, publicidade): uma falsa fanpage idealizada pela Nokia, onde um ator se fazia passar por um rapaz com o objetivo de encontrar uma moça que conheceu numa balada em São Paulo. Cerca de 100 mil fãs se solidarizaram com a falsa história do rapaz, não paravam de curtir, comentar e compartilhar seus posts. Ao vir a tona que a saga de Daniel à procura de Fernanda era um teaser da campanha de lançamento do celular NOKIA PUREVIEW 808, muitos internautas se sentiram enganados, pois acharam que estavam realmente colaborando para a felicidade do casal. Além do repúdio dos internautas, a propaganda foi parar no Procon e no Conar, para averiguar se a Nokia desrespeitou o código de defesa do consumidor.

Componente Preço: Nos Estados algumas lojas resolveram vender produtos que não serviam para nada. A ideia foi um fracasso porque não existiam consumidores capazes de suportar a ideia de comprar um produto absolutamente inútil. O próprio conceito do produto, aliás, dirige-se no sentido de satisfazer uma necessidade, de ser útil nalguma coisa. Por exemplo, um dos produtos lançados é o Beauty Smile Trainer, uma tira de borracha que funciona como um molde para a boca, deixando você acostumado ao movimento e melhorando suas expressões.

Componente Praça (ponto de venda, distribuição): A Visa fez uma promoção com o Wal-Mart, utilizando redes sociais e incentivando o público a participar. A ideia era fazer usuários do twitter escreverem usando a palavra-chave “#JuntosPeloDescontoVisa”. Quando essa palavra fosse “tuitada” 5.000 vezes, um jogo de videogame entraria em promoção no Wal-Mart para compra através do cartão de crédito, com um preço arrasador (de R$ 389 por R$ 189). Aficionados por Play Station 3, amantes do jogo, e tuiteiros em geral aderiram, e rapidamente a visa ganhou popularidade, atingindo as cinco mil repetições. O jogo realmente ganhou o desconto prometido. Mas o estoque acabou muito rápido, e deixou muita gente na mão. Pior: para comprar sem o desconto o jogo estava lá, disponível, com estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com