TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da realidade da nossa sociedade depois de assistir ao filme "Modern Times"

Resenha: Avaliação da realidade da nossa sociedade depois de assistir ao filme "Modern Times". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Geralmente ocorre uma dificuldade em compreender como se chegou à realidade da nossa sociedade, porém isso é resultado de uma trajetória histórica. As informações sobre a forma de trabalho do nosso País vêm de um processo de lutas, dificuldades e conquistas.

Uma viagem ao tempo vai fazer com que adquiramos maior entendimento de todo esse processo, que o filme Tempos Modernos nos apresenta.

A partir do Feudalismo, conseguimos ver o trabalho servil. Diante da crise econômica e invasão dos bárbaros muitos povos foram obrigados a sair dos centros rurais e se abrigarem nos campos em busca de proteção e trabalho, nas terras dos grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, eles eram obrigados a entregar ao proprietário uma parte do que produziam, e estava instituído assim, o trabalho manual, tecelagem e o cultivo, que faziam parte da fonte de renda desse povo. Com o ressurgimento das cidades, a população começou a crescer e com isso precisava-se de mais produtos, o que aumentava cada vez mais a produção e venda. Assim, camponeses acabavam conseguindo mais dinheiro, e os donos de terra também. Com esse dinheiro somente alguns camponeses compravam a liberdade e outros simplesmente fugiam para as cidades em busca de melhores condições de vida.

O declínio do feudalismo e a origem do capitalismo foram, em grande parte, dois fenômenos históricos independentes, apesar de se desenrolarem simultaneamente. Com a invenção da maquina a vapor e de inúmeras outras inovações tecnológicas, proporcionaram o inicio do fenômeno da industrialização mundial e a expansão dos mercados consumidores. As primeiras máquinas eram suficientemente baratas para que os fiandeiros pudessem continuar a trabalhando em suas casas. No entanto, na medida em que aumentavam de tamanho, deixaram de ser instaladas nas habitações para serem instaladas em galpões, onde depois se transformaram em oficinas ou fábricas. Em 1851 três quartos das pessoas ocupadas na manufatura trabalhavam nas fabricas de médio e grande porte, iniciava-se assim, a Revolução Industrial.

A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra no final do século XVII; onde muitos pensam que se resume apenas no momento das grandes invenções, mas o significativo, é que ela foi o momento crucial do Capitalismo Industrial, que foi o surgimento de maquinas movido por energias não humanas e não animal, resultando na transição de mão de obra para um sistema assalariado, com a intenção de obter mais lucros.

Devido à subordinação que agora os camponeses precisavam ter para com os donos das terras, que eram protegidos pela legislação Tudor, protegendo a burguesia e oprimindo o proletariado, e eles agora se viam obrigados a irem para as cidades trabalhar nas fábricas, pois foram praticamente expulsos das terras.

O filme Tempos Modernos, passa uma mensagem social, e mostra a mecanização do trabalho sem qualquer preocupação com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso consequências graves como: a intensificação do trabalho repetitivo e sem descanso, muita carga horária e péssimas condições de trabalho. A sua qualificação tornará desnecessária, pois além do trabalhador não saber do seu produto final, era provocado no mesmo, lesão por realizar uma única tarefa repetidamente.

Uma das primeiras cenas do filme mostra todo esse processo de trabalho fabril, onde Charlie Chaplin representa um trabalhador da indústria, que fica totalmente descontrolado com o trabalho repetitivo. O trabalhador era considerado como um objeto, uma mera extensão da máquina, para a burguesia o tempo passa ser a medida de todas as coisas, da onde se pode tirar todo proveito em termos de produção.

O mercado de trabalho demandava cada vez mais de trabalhadores pela expansão do capitalismo, entretanto, o crescimento da classe operária atingia números cada vez maiores. Assim a burguesia expandia seu capital e o proletariado crescia em população. Até mesmo a urbanização foi consequência de todo esse crescimento do capitalismo, pois essas fábricas estavam localizadas nas cidades e também era preciso concentrar a população operária para estarem disponíveis a qualquer momento (quanto mais tempo eles trabalhavam, significava mais tempo produzindo e gerando lucro), mas isso era feito da forma mais econômica possível e assim ficavam instalados em precárias condições.

Destaca-se no filme o contraste entre a vida dos operários e das classes ricas, onde uma porção retinha o poder aquisitivo e outra não, resultando na polarização social, que ainda existe em pleno século XXI, e nos leva a refletir sobre alguns problemas que emergem com o advento do Capitalismo Industrial.

A questão social se inicia quando a classe operária começa a perceber que estão sendo explorados e caem em si sobre o valor que eles têm para burguesia, e em forma de protestos e reivindicações impõem no curso da constituição da sociedade capitalista os conjuntos de problemas políticos, sociais e econômicos, associando ao conjunto capital e trabalho. Onde as relações antagônicas postas entre elas são a exploração, pois o trabalhador se vê obrigado a vender sua força de trabalho para poder sobreviver e a burguesia se enriquece através do trabalho deles com a mais-valia e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com