TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avanços e deficiências da educação brasileira

Artigo: Avanços e deficiências da educação brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

até 2015, todas as crianças de ambos os sexos que terminem um ciclo completo de ensino básico.

Avanços e deficiências da educação brasileira:

O Brasil chega perto de universalizar a educação fundamental, mas ainda vai mal em qualidade educacional e no acesso às outras etapas de ensino. Quase todas as crianças a partir dos 7 anos estão matriculadas na escola, pela primeira vez na história nacional, a taxa de alfabetização passa dos 90%. No entanto, para que a educação brasileira alcance grau pleno de desenvolvimento, o Ensino Infantil, Médio e Superior também precisa ser universalizado, e a qualidade tem de melhorar muito em todos os níveis.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em relatório de 2010, elogia ações do Brasil para universalizar a educação básica e programas como o acompanhamento escolar das crianças do bolsa família. Mas aponta que as taxas de repetência e de atraso escolar estão bem acima da média mundial, e o desemprego dos brasileiros nas provas internacionais é baixíssimo.

Desigualdades educacionais

Os buracos da educação revelam a face dos que têm sido deixados para trás no processo de desenvolvimento social. Na fórmula par calcular o Índice de desenvolvimento Humano (IDH), a educação é um ingrediente tão importante quanto a esperança de vida e renda. Impulsionada pelas matrículas no Ensino Fundamental e pela alfabetização, a educação é o item que mais contribui para o avanço do Brasil no IDH nos últimos anos. No entanto, ainda há milhões de brasileiros com pouca ou nenhuma formação escolar, concentrados na parcela mais pobre da sociedade. Esse contingente reúne os analfabetos e os menos escolarizados, bem como aqueles com menor acesso ao Ensino Infantil e com maior probabilidade de repetência na escola

Pondo a leitura em dia

Os brasileiros estão superando quatro séculos e meio de analfabetismo, mas ainda precisam aprender a ler com competência, ou seja, entender bem o que lê. A escolarização em massa só tomou impulso nos anos 1970, quando o país começou a reduzir o tamanho da população que não sabe ler.

Apesar dos avanços, ainda é muito alta a proporção de alunos que desenvolve de forma lenta, e dos que abandonam os estudos, o que contribui para manter em patamares baixos de conclusão no Ensino Fundamental. De forma que cada ente sub-nacional deve cumprir suas metas até o fim do período considerado, o Brasil cumprirá sua meta.

Fonte de pesquisa: Guia do Estudante, Atualidade Vestibular + Enem, 2010

Nome dos Participantes:

Claudia Guriel RA: 9201060043

Marta Maria RA: 0950061

Lucinete Ernesto Martins RA: 0933459481

Ruthy Helena Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com