TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOMASSA

Trabalho acadêmico: BIOMASSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.595 Palavras (19 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 19

SUMARIO

1. INTRODUÇAO............................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO ...............................................................................05

2.1. Conceito de Biomassa.................................................................06

2.2. Utilização de energia da Biomassa.............................................06

2.3. Obtendo energia elétrica do bagaço da cana-de-açúcar............10

2.4. Vantagens e desvantagens.........................................................14

2.5. Custos e viabilidade para Implantação........................................15

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................17

4. REFERENCIAS...........................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

Nas ultimas décadas o planeta vem sofrendo grandes transformações em função do crescimento demográfico, o acelerado ritmo de industrialização que surgiu com esse crescimento passou a provocar impactos no meio ambiente, com isso surge à necessidade de aperfeiçoar o uso de recursos escassos como energia e água, assim como também diminuir a poluição ambiental por resíduos.

Nos dias atuais o consumo sustentável tornou-se um desafio para a sociedade e cada vez mais, vem se abordando temas com tecnologia limpa e desenvolvimento sustentável, que são soluções que possibilitam novas formas de utilização dos recursos naturais com o objetivo de reduzir o desperdício.

No decorrer dessa pesquisa iremos aborda um exemplo de tecnologia de energia limpa chamada de biomassa, que são todos os recursos renováveis que provem de matéria orgânica de origem vegetal ou animal, utilizada para a produção de energia limpa. Segundo estudos a biomassa é uma fonte de energia utilizada antes do petróleo, um exemplo disso é a utilização da lenha como fonte de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados em usinas especificas em energia resultado da decomposição de materiais orgânicos.

Na pesquisa iremos abordar a biomassa utilizada do aproveitamento do bagaço da cana que sobra na produção de álcool e açúcar, por se tratar de uma das mais importantes no contexto da agricultura brasileira, além de existe um enorme potencial de geração de energia elétrica num período de estiagem onde acontece a safra da cana de açúcar.

Ainda abordaremos as vantagens da utilização da biomassa, entre elas, os baixos custos de operação, reaproveitamento de resíduos e a alta eficiência energética alem de outras vantagens. Também apresentaremos as desvantagens da utilização de biomassa que é o uso sem o planejamento adequado podendo ocasionar em formação de grandes áreas desmatadas, erosão e emissão excessiva de gases.

Por fim faremos um levantamento dos custos para a implantação, verificando os interesses e a viabilidade da produção comercial da energia elétrica a partir da biomassa, além de perspectiva de investimentos nesse mercado.

2. DESENVOLVIMENTO

No histórico da humanidade, o uso de energias não sustentável como a madeira foi um dos grandes responsáveis pelo desmatamento no planeta, nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, mas tarde também no Brasil, com grande perda da Mata Atlântica e já uma boa parte da Floresta Amazônica. Sendo conseqüência de um crescimento desordenado, impensado e sem compromisso com o futuro.

Portanto esse tema é de muito importante para a preservação de nossa espécie e das demais, pois sem ambiente não temos como viver. Não podemos destruir o nosso bioma natural, antes devemos zelar e cuidar pela preservação.

A idéia da tecnologia limpa é utilizar compostos não agressivos e de baixo custo que exigem menos consumo de reagentes, produzindo pouco ou nenhum resíduo, promovendo menos poluição ambiental. Nesse contexto a tecnologia limpa pode ser definida como novos processos industriais ou mesmo processos já existentes porem modificados com o intuito de reduzir os impactos ambientais, suprindo as necessidades de produtos, bens e serviços da sociedade, porém de forma sustentável, utilizando matéria prima renovável. No geral a tecnologia limpa foi criada para substituir processos que prejudicam o meio ambiente, são alternativas para produzir a mesma quantidade de energia ou produto sem que haja poluição ambiental.

A produção de energia é uma atividade de grande importância para a sociedade, porem causar, um grande impacto ambiental com a liberação de gases poluente geradores de efeito estufa e aquecimento global. Dessa forma na tecnologia limpa surge um termo chamado energia limpa que é a energia que libera baixas quantidades desses gases. A produção de energia limpa é muito importante para a proteção ambiental garantindo o desenvolvimento sustentável do planeta.

As alternativas de fontes renováveis, mas comuns para geração de energia são a partir de serragem (madeira), detritos de animais, resíduos orgânicos, sendo de grande interesse os resíduos agrícolas como casca de arroz e o bagaço de cana de açúcar.

Alguns exemplos de tecnologia limpa são: Energia eólica, energia solar, bicombustível, biogás entre outras. Iremos abordar a utilização da biomassa com energia limpa.

2.1 . Conceito de Biomassa

Alguns estudiosos definem biomassa como qualquer material derivado da vida vegetal. Mas do ponto de vista energético biomassa é todo recurso renovável oriundo de material orgânico (com origem vegetal ou animal) que se pode utilizam para produção de energia.

No Brasil como em todo o mundo, a utilização de materiais orgânicos com fim de geração de energia vem desde principio da humanidade com o uso da madeira para cozinhar e se aquecer. No nosso país, os tipos, mas utilizados de material orgânico de bagaço de cana (cana-de-açúcar), lenha (madeira), carvão vegetal, álcool e outros fontes de energias primárias.

O Brasil apesar de ter na sua matriz energética pouca expressão a produção renovável, é um dos poucos países que se observa a biomassa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com