TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Belo Monte o anuncio de uma guerra

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do ABC

Belo Monte

O anúncio de uma guerra

                                                

Guilherme Zanusso de Barros                                                 21057816

Renan dos Santos Silva                                                 21058915

Ricardo Klever                                                                 21092315

Giovanni Foramilio                                                            11085115        

Vitor Barbour                                                                        

Belo Monte, para quem?

A ideia de desenvolvimento cultuada pela sociedade moderna é um conceito desprezível para aqueles que vivem às margens ou desconexos da civilização.

Povos indígenas e ribeirinhos pouco se importam com promessas sobre energia elétrica e desenvolvimento econômico, e apenas querem manter seu modo de vida intacto e sua história e ancestralidade vivas; Quando estes fatores são levados em conta, somados à ganância e politicagens ocultas sob uma máscara de energia sustentável e sustentabilidade ecológica, somos levados a nos perguntar, sustentabilidade para quem?

Quem impede o desenvolvimento “circular”? (Desenvolvimento e povos autóctones: paradoxos e alternativas)”

Ao longo de todo o texto “Quem impede o desenvolvimento “circular”? (Desenvolvimento e povos autóctones: paradoxos e alternativas)” ,é tratado o conceito de desenvolvimento. No texto é questionado a ideia que nossa sociedade atual tem quando o assunto é, o que significa desenvolvimento e progresso, e como esse pensamento acaba impactando nos povos autóctones e mais isolados.

        O autor coloca que nas sociedades modernas o desenvolvimento tem um significado muito forte atrelado com o crescimento econômico, o progresso tecnológico,a evolução das técnicas para que assim se resolva diversos problemas presentes no mundo (muitos desses problemas causados pelo próprio desenvolvimento).

        Ele também enfatiza o grande paradoxo que há entre desenvolvimento e a existência e  sobrevivência dos povos autóctones. Para ele a sociedade atual crê que o desenvolvimento é natural, desejável e inevitável, ou então um processo linear, cumulativo, contínuo, irreversível e sujeito a uma finalidade. Essa idéia leva a um pensamento utilitarista de que o crescimento e o desenvolvimento está diretamente relacionado a uma melhora, um benefício ou um progresso da sociedade como um todo.Porém, é errado generalizar esse discurso.

        Geralmente existe um custo para que se alcance o desenvolvimento, ele sempre acaba afetando um grande número de pessoas. Essas pessoas muitas vezes vivem isoladas da sociedade e quase sempre não compartilham ou não entendem o conceito de desenvolvimento cultuado pela modernidade. Eles não veem a construção e criação de empreendimentos como progresso, a única coisa que eles enxergam, são esses empreendimentos afetando e atrapalhando diretamente seu modo de vida, ou seja, o sistema econômico internacional e os grandes projetos de desenvolvimento expropriam os povos autóctones não só de suas terras ou do subsolo, mas, ainda, de suas relações com a natureza, o cosmos, os ancestrais e os deuses.

        Tudo isso discutido acima mostra uma parte muito importante do documentário “Belo monte, anúncio de uma guerra”. No filme é relatado a disputa entre o governo federal e os povos indígenas, pescadores e agricultores que vivem próximos e dependem do rio Xingu.

        Do lado do governo e das empreiteiras existe o argumento de que a construção da usina elétrica de itaipu irá gerar um desenvolvimento gigantesco para a localidade e que todo mundo será beneficiado. Do lado dos povos locais tem o contraponto de que todo esse desenvolvimento irá causar muito mais danos do que benefícios e que os maiores beneficiários serão as empreiteiras e indústrias locais, não o povo.

        Além disso, o documentário ainda mostra a ideia de desenvolvimento a todo custo, escancarando várias manobras de poder feitas pelo governo junto das empreiteiras para que seja possível a construção da usina.

Belo monte e a teoria do desenvolvimento geográfico desigual do capitalismo

O documentário nos apresenta principalmente a luta das populações tradicionais e  indígenas contra a construção de belo monte, luta essa que se iniciou na década de 80 e que gerou a proibição de Belo Monte até que o governo Lula decidiu reaver o projeto sem levar em conta a posição das populações que sempre viveram em torno do Xingu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com