TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking

Dissertações: Benchmarking. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

BENCHMARKING

Campo Grande, MS – 26 de março de 2014.

Benchmarking (termo inglês que significa "aferição", de "benchmark" que significa "marca de referência") é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração do desempenho de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.

Apesar do seu neologismo, "Benchmarking" é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).

Conceito

Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como as melhores em práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.

Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.

O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizagem.

Tipologia

Benchmarking interno

Examinar as atividades da empresa, identificando os seus responsáveis e qual a melhor forma de se desenvolverem as atividades, para então disseminá-las.

Benchmarking competitivo

É desenvolvido com base na observação do que outras empresas presentes no mesmo ambiente da organização fazem para conquistar a vantagem competitiva; não é fácil de ser aplicada, pois firmar parcerias envolve confiança e confiar no concorrente é um desafio.

Benchmarking genérico

Aquele que vai além do ambiente competitivo da empresa, de modo que são pesquisados os processos mais complexos, independente de ser um parceiro do mesmo ambiente competitivo.

Benchmarking funcional

É aquele desenvolvido com os parceiros, só que direcionado para a análise de um processo específico.

Etapas do processo de Benchmarking

Planejamento;

• Identificação de áreas, processos ou atividades a serem melhoradas;

• Definição de critérios e indicadores para mensuração de atividades;

• Identificação de organizações participantes/parceiras;

Coleta de dados;

Análise e comparações;

Elaboração e implementação do plano de mudanças.

Fatores Críticos para o Sucesso

Vontade de mudar sempre;

Ter consciência de que a concorrência está em constante mudança;

Boa vontade para compartilhar informações com parceiros de Benchmarking;

Espírito aberto para novas ideias, criações e inovações;

Promover a cultura do Benchmarking.

Ética no Benchmarking

No Brasil e em outros países ocidentais, copiar movimentos de outras empresas sempre foi considerado uma heresia, algo semelhante a um furto, com o tempo pra cá, isso vem mudando, copiar o que é bom, não é nada mais que reconhecimento, desta forma caracteriza o Benchmarking.

A Lei Antitruste, não pode ser esquecida, pois ao obter informações de Benchmarking tenha consciência das possíveis barreiras legais. Em determinados casos, a troca de informações de preços ou de participação de mercado com os concorrentes pode resultar em uma violação a Lei Sherman Antitruste, a qual tenta evitar a fixação de preços entre os principais concorrentes do mercado e restrições do comércio.

É inaceitável que uma organização haja de má fé, ou seja, o cliente exige que em troca de sua compra o fornecedor lhe revele informações confidenciais, sugerindo que essa será utilizada somente para avaliação de seus concorrentes e outras companhias.

Quando houver visitas à fábrica, se as mesmas não forem abertas ao público deve-se revelar a identidade organizacional e o propósito de seu interesse na visita.

Código Brasileiro de Ética e Conduta

Princípios da legalidade

No caso de existir questionamentos sobre a legalidade de uma atividade não é aconselhável praticá-la. Evitar discussões e ações que impliquem restrições de mercado. Obtenção de segredos industriais ou comerciais por meios que possam vir a ser interpretados como impróprios, devem ser evitados.

Princípios do intercâmbio

Disponibilidade para fornecer aos parceiros de Benchmarking

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com