TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brainstorming

Seminário: Brainstorming. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Comunicação está ligado intimamente ao ser humano, por ela nós interagimos com os nossos semelhantes, seja na organização ou em qualquer outro lugar e sem ela estamos fadados ao fracasso.

As organizações, seja elas, privadas, públicas, sociais, religiosas, ou de qualquer fins, lucrativos ou não lucrativos, são formadas por pessoas, que são as partes interessadas (acionistas, empregados, clientes, fornecedores e a sociedade de forma geral), e só existem para elas, faz-se necessárias uma boa comunicação e transparência.

Vejamos a relação de uma grande empresa com o seu corpo funcional, de um lado o poderio econômico muito grande, já os empregados por outro lado possuem um sindicato muito forte, que estão pronto para reprimir qualquer posição empregadora que venha ameaçar o trabalhador, nesse contexto existe a necessidade de uma comunicação eficiente entre as partes, pois em caso de conflitos é prejudicial para ambas.

Outro bom exemplo de comunicação das organizações com seu público, é o caso do prejuízo da Petrobras na compra de uma refinaria nos Estados Unidos, noticiados pela imprensa nacional. De um lado a organização o Estado Brasileiro e de outro o cidadão que elege seu representantes, equiparados aos acionistas de uma empresa, como será a transparência destas informações relevantes ao interesses nacional? A população brasileira necessita desses e outros esclarecimento a respeito do gasto do erário público.

Com a grande visibilidade das grandes organizações, ficam expostas a imagens positivas e negativas, perante seus públicos, o qual requer uma acessoria de comunicação, apoiadas a direção das empresas, para esclarecer os possível questionamentos e manter um boa comunicação com eles. Para cada tipo de público requer uma comunicação específica.

Dentre estes públicos, ou parte interessadas, chamamos atenção aos termo em inglês: stakeholders ( público estratégico que tem interesse na empresa, acionista, cliente, empregados, fornecedores, sociedade, isto é, a parte social) e shareholders (acionista, proprietário, interesse financeiro), ambos modelos empresariais, mais conhecidos.

Em um mundo globalizado, em busca de capitar novos recursos, as empresas abrem seus capitais, não só buscando o mercado interno, mas almejam internacionalizar suas operações. Porém não basta apenas levantar esses recursos, mas manter informados os acionistas, através de uma nova área chamadas de relações com investidores.

A área de relações com Investidores devem atender todos os públicos, tanto interno com externo, consequentemente dando suporte, com todas as informações necessárias, em conjunto com a direção da empresa. Em atenção especial a comunidade de investidores, analistas de investimento e com a sociedade como um todo, fortalecendo uma reputação saudável entre os públicos estratégicos.

Dando ênfase nas pessoas, como já preconizava a Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo, com o dever de repassar toda informação que se deve a elas, as partes interessadas, nesse processo de comunicação. Processo de comunicação esse que pode ter como ferramenta de gestão, o brainstorming (tempestade cerebral), na filtragem da melhor ou mais adequada informação a ser repassada pela setor de RI.

O brainstorming é uma técnica utilizada para auxiliar uma equipe a gerar ou criar diversas idéias no menor espaço de tempo possível. Na fase de geração, o líder da equipe revê as regras do brainstorming e os membros geram uma lista de itens. O objetivo é gerar a maior quantidade possível, não importando-se com a qualidade.

Na fase de clarificação, a equipe repassa toda a lista para ter certeza que todos entenderam todos os itens. A discussão será feita após.

Na fase de avaliação, que é a final, a equipe revê toda a lista para eliminar as duplicidades, irrelevâncias ou questões que por algum motivo qualquer esteja fora dos limites.

O brainstorming para ter o resultado esperado, deve seguir algumas regras:

• estabelecer o objetivo claramente;

• cada membro da equipe deve expor uma idéia a cada rodada;

• todas as idéias devem ser registradas onde possam ser vistas por todos: flip-chart ou quadro negro.

• nenhuma idéia pode ser criticada ou rejeitada;

• outras idéias podem e devem ser criadas a partir de idéias anteriores.

A atenção as pessoas é a mais importante, pois a razão de existir de uma organização, são as pessoas, seja elas acionistas, clientes, empregados, fornecedores ou sociedade em razão. Todas as partes interessadas merecem sua devida atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com