TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil contemponaneo:de Sarney a FHC

Seminário: Brasil contemponaneo:de Sarney a FHC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Brasil contemponaneo:de Sarney a FHC

O autor se retrata ao tipico e conhecido Brasileiro que consegue com sua cordialidade dar sempre um jeitinho em tudo,entretanto o homen cordial nao e tao docil assim pois o autor si refere a um homem que e movido pela emoçao pelo calor do momento e nao pela razao como deveria ser, esse homem nao vê diferença entre o publico e o privado e poe de lado a etica e a civilidade.

Inclusive uma sitaçao de Sérgio Buarque avisa, no entanto, que esta "cordialidade" não deve ser entendida como caráter pacífico. O brasileiro é capaz de guerrear e até mesmo destruir; no entanto, suas razões animosas serão sempre cordiais, ou seja, emocionais.

Pois ele foi moldado no seio da familia e nao consegue distinguir a diferença entre trabalhar para o bem comum ou para garantir o seu beneficio proprio ou benefico dos que o cerca,a historia do brasil e marcada por fatos politicos que mostram que essa cordialidade se deu a muitos anos atras, onde governos e governates trabalhavam apenas para impor leis artificias para que nao atrapalhacem os interesses da classe burguesa e politica.

Desde entao ingnorar leis em favor da amizade virou costume e nao saiu mais da mente do brasileiro,tal fato que hoje em dia e conhecido como trafico de influencias e que os nossos politicos tem colocado em pratica constantemente.

Ja com relaçao ao presente politico que vivemos quase nao existiu mudanças pois nossos politicos continuam cordiais como de costume pois ainda nao si criou uma conciencia politica com o coletivo os homens cordiais estao cada vez mais preocupado com o eu do que com o proximo, o que e feitoe mostrado e somente paramostrar na midia ou demostrar serviço e nada mais, si nao houvesse a lei do nepotismo com certeza muitos sobrinhos seriam apadrinhados ou favorecidos pelos mesmos,apesar deles nao beneficiarem parentes eles podem beneficiar conhecidos com cargos de contrato negociados como se foce um presente.

Por isso e necessario uma conciencia na hora de votar para nao favorecer os homens cordiais,pois ainda existe pessoas decentes e com censo de justiça coletiva que se importa com o bem do proximo,esse jeitinho brasileiro deve ser extinto dando lugar a uma ordem correta e coerente.

Considerações finais do grupo.

Não e possível, entender, o Brasil hoje, sem buscar as raízes no passado. Na época da escravidão, o negro não tinha valor, como pessoa humana, e só como força de trabalho. Eles eram tratados como animais, sem si quer, ter o direito de pensa ou ter sentimentos. O quadro loja de rapé idealiza a concepção do mundo do poder, e do controle do corpo, trocando a sua força de trabalho e dando o lucro para o capital. A violência dos direito dos trabalhadores continua ai, presente, configurando em amplos setores da economia, não com correntes, e trocos, mas de modo sutil. Na abolição os negros não foram inseridos na sociedade brasileira como cidadãos com direitos, foram renegados e vitimas de preconceitos. Os proprietários preferiam pagar para os imigrantes brancos, que tinham instrução. Todo se torna mais claro, quando observamos as suas origens. As desigualdades sócias e raciais se interligam desde a abolição, até a realidade dos trabalhadores de hoje, que estão em constante luta pela a liberdade de espaço no mundo.

Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com