TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil um país de poucos

Artigo: Brasil um país de poucos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil um país de poucos

O Brasil é um país de grande diversidade cultural e que traz consigo o lema de ordem e progresso, lema esse que está retrógrado quanto à evolução mundial. Pois apresenta um ideal que não é mais compatível com os tempos de hoje e muito menos com o de amanhã, já que ordem mostra um sentido de paz sociopolítica, de estabilidade entre as classes, de que está tudo bem em plena homogeneidade. E o progresso está comumente ligado aos capitalistas que visam o crescimento econômico ilimitado e aos avanços tecnológicos, pensando em um bem estar e melhoria na qualidade de vida.

Assim a sociedade é obrigada a encarar uma realidade que afronta o simbolismo patriótico que está ultrapassado e não condiz com o esperado para um país de todos. Pois a ordem não é o objetivo principal possível para conquistar um bem comum e a ideia de progresso não leva para uma igualdade social.

O surgimento do capitalismo foi o ápice para a população começar a perceber as desigualdades que ali existiam. Pois com a expansão das industrias uma parte da população foi sendo marginalizada e deixada de lado pelo Estado, que não fez muito pra melhorar a qualidade de vida por se tratar de um Estado capitalista. Com a ausência do Estado surge os movimentos socias que chegaram para confrontar com o Estado, buscando conseguir aquilo que faltava, além dos interesses e necessidades há uma busca pelo reconhecimento individual e social.

No Brasil os movimentos sociais surgiram em meados da década de 50, desde então permanecem. Eles veem sendo representados através das manifestações, greves e protestos. As greves que acontecem com o apoio sindical, tem o propósito de obter, manter e buscar melhorias de benefícios para as condições de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com