TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve História Dos Códigos De Ética Do Ssistente Social

Dissertações: Breve História Dos Códigos De Ética Do Ssistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

Relacionar o trabalho do serviço social com a implantação das políticas sociais é particularmente relacioná-lo à assistência social. As políticas sociais são para suprir as necessidades e reivindicações das classes subalternas e dos trabalhadores e diminuir as expressões da questão social.

O assistente social busca a inclusão social e a participação das classes subordinadas por meios e formas alternativas e estratégicas de ação. Procura conhecer a realidade em que atua e possuir compromisso ético com a classe trabalhadora e com a qualidade dos serviços prestados. Para resolver suas demandas se faz necessário se ater a sua trajetória histórica e observar o contexto do século da globalização.

Sua atuação ocorre em organizações públicas e privadas e em diferentes áreas, como: proteção social, educação, programas socioeducativos e de comunidade, habitação, gestão de pessoas, segurança pública, justiça e direitos humanos, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria; variando de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, exigindo deste um conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo.

Para o assistente social exercer sua profissão é obrigatório a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Mais uma conquista da categoria foi o novo Código de Ética Profissional de 1993 que é um marco histórico na trajetória do Serviço Social por sua legitimidade teórico-prática alcançada pela categoria profissional. A partir desse momento de discussão e de construção coletiva, destacam-se na profissão a relevância e o reconhecimento da ética como componente fundamental do projeto profissional que, nos últimos vinte anos, tem construído uma hegemonia na profissão. O curso em Serviço Social tem em seu conteúdo curricular o objetivo de ajudar o profissional a compreender e analisar a realidade social dos fenômenos decorrentes. Seu principal objetivo é formar profissionais capazes de criar e implantar programas com finalidades de transformação social. Por isso, fazem parte da grade curricular do curso, sociologia, psicologia, filosofia, antropologia, história e gestão social. Percebe-se que o profissional de hoje precisa se requalificar, ter visão crítica da realidade, por meio de uma atitude reflexiva, analítica, investigativa e propositiva frente a realidade. Exige-se um profissional ousado, atento e disposto a apropriar-se e a decifrar novas propostas de trabalho apresentadas ao Serviço social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com