TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HIST. E TEÓRICOS – METODOLOGICOS DO SERV. SOCIAL II

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

POLO SÃO LUÍS/MA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

 ZINEIDE DE JESUS MARTINS SERRA – RA: 1299100954

DESAFIO PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS HIST. E TEÓRICOS – METODOLOGICOS DO SERV. SOCIAL II

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

TUTOR EaD: VALÉRIA ROSSI LOURENÇO EAD ONLINE

SÃO LUÍS - MA
2014

O Serviço Social e a psicologia no Brasil por um longo período tiveram como modelo para suas práticas a Europa e os Estados Unidos.

Com o golpe de Estado em 1964, a ditadura que se instalou, tornou claro que essas duas profissões eram aparelhos de controle social, surgem com suas tecnologias como ferramentas para a manutenção e conformação social ao capitalismo. Deveriam ser agentes de transformação no que se referia aos chamados distúrbios sociais, que aconteciam na camada mais pobre da sociedade, deixando-os adequados aos ideais do poder.

Neste cenário, os assistentes sociais e os psicólogos, preocupam-se com as contradições vivenciadas no cotidiano profissional, e começaram a desenvolver uma perspectiva crítica diante do serviço tradicional que executavam, a exploração, opressão e dominação e a própria insatisfação dos profissionais os levavam a lutarem pela mudança social.

A psicologia assim como o Serviço Social, passam a preocuparem-se com o coletivo, com a classe trabalhadora e seus problemas ,que constitui a maioria da população, visando sua transformação.

]essas duas áreas de conhecimento específicos são resultados de construções histórica da sociedade, que no uso de suas atribuições legais e ético-políticas, podem trabalhar juntas, sempre com posturas ideológicas que produzam melhoria necessária aos seus usuários, éticas voltadas para a emancipação humana.

Para esta atuação interdisciplinar é necessário que haja uma intervenção que responda a demandas individuais e ideativas, na defesa de uma sociedade livre de todas as formas de violência e exploração de classe, gênero, etnia e orientação sexual.

Segundo os parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos na política de assistência social, o trabalho do assistente social e psicólogos na equipe interdisciplinar, deve ser orientado pela perspectiva de totalidade, com vistas a situar o individuo nas relações sociais, que tem papel determinante nas suas condições de vida, e só torna-se possível quando o profissional faz a análise crítica da realidade, levando em consideração todo o contexto em que está inserido o sujeito, objeto de suas práticas.

Assim o assistente social e o psicólogo podem estruturar seu trabalho e estabelecer competências e atribuições específicas necessárias ao enfrentamento das situações e demandas sociais do cotidiano, promovem ainda o reconhecimento e defesa do papel da Assistência Social e das políticas sociais na garantia dos direitos e melhoria das condições de vida, buscam também a defesa do SUAS e de todas as políticas sociais, partindo da leitura crítica da realidade e das demandas sociais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com