TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Budismo e Suas contemplações e estrutura canônizada

Por:   •  29/3/2016  •  Ensaio  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ – USJ

CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

RENAN VILELA

ENSAIO: BUDISMO

SÃO JOSÉ

2015

RENAN VILELA

BUDISMO E SUAS CONTEMPLAÇÕES

Trabalho elaborado para a disciplina de Textos e Narrativas Sagradas de Matriz Religiosa Oriental e Africana do Curso de Ciências da religião do Centro Universitário Municipal de São José – USJ

Professor: Dr Roberto Antonio Capiotti da Silva

SÃO JOSÉ

2015

RESUMO

O Budismo é a religião que contempla crenças e praticas dos ensinamentos de buda (Sidarta), que possuí ramificações de escolas que se espalharam por vários países do oriente como Tibete, china japão entre outros, e a quinta maior religião do mundo.

Embora o Budismo seja conhecido globalmente, nota-se que muitas pessoas não saibam suas características, filosofia, e cosmo visão, ainda mais por parte dos ocidentais, portanto o irei aborda esses elementos que o Budismo contempla, para buscar uma compreensão mais clara sobre esta religião.

O objetivo deste ensaio monográfico é fazer uma reflexão dentro da tese de doutorado de Cibele Aldrovandi “os primórdios do budismo durante o período bramânico” do texto de Mircea Eliade, “História das Crenças e das Ideias Religiosas”, ambos contemplarão o Budismo, mergulhando em sua história e identificando elementos de sua formação e sua construção ao decorrer dos tempos, além disso, analisando sua construção religiosa, bem como, sua estrutura filosófica social baseada em realidades empíricas.

BUDISMO E SUAS CONTEMPLAÇÕES

Sidarta o futuro Buda

A história mitológica do budismo se conta a partir do nascimento de Siidarta Gautama, que fora um nobre príncipe, acredita-se que Sidarta nasceu por volta do ano 566 a.C, em localidades nepalesas, durante o período Bramânico, conta a história mitológica, que um astrólogo que visitou seu pai Sudhodana profetizou que seu filho seria um grande rei porém renunciaria ao mundo material, e se tornaria um santo, tal profecia aconteceria se Sidarta visse a vida real que existia fora do palácio.(ALDROVANDI 2006, p.310).

A partir disso seu pai determinou-se a ver seu filho se tornar um rei impedindo Sidarta que saísse do palácio para que a profecia de fato não acontecesse, e Sidarta viveu por 29 anos dentro do Palácio onde gozou de muitos prazeres, sem contato com o mundo externo. No entanto, mesmo com os esforços do pai o futuro Buda ao se aventurar por terras fora do palácio se depara com as realidades do mundo, conhecendo de perto o sofrimento da maioria do povo, o jovem fica chocado ao se deparar com as verdades da dor. (ALDROVANDI 2006, p.311)

No entanto, o príncipe ansiava pro uma visita longe do confinamento do palácio e o rei concordou, mas tomou providências para que siddharta não tivesse contato com qualquer coisa que pudesse perturbá-lo. Apesar disso, o príncipe, que nunca havia tomado contato com certos fatos da vida, se deparou com um ancião, um enfermo um morto, e finalmente, um asceta-sramana, episódios que ficaram conhecidos como os quatro Encontros. O príncipe retornou ao palácio e protestou-se diante de seu pai e pediu-lhe que concedesse permissão para tornar-se um renunciante e buscar a salvação. (ALDROVANDI, Cibele. Os primórdios do budismo durante o período bramânico. Cap. 2, Parte 2. 2006, p.311)

Ao se deparar com essas realidades Sidarta, abandona a vida de príncipe pois reconhece uma existência problemática da dor e busca na religião uma forma de livras os homens do sofrimento. A partir disso Gautama começou sua caminhada itinerante e a estudar as religiões e preceitos do Hinduísmo com vários sábios da época, adquirindo os conhecimentos e apropriando-se rapidamente das doutrinas passadas, no entanto sempre achando os ensinamentos insuficientes e buscando outros mestres e adquirindo mais conhecimentos.(ALDROVANDI, 2006, p.313)

Pondo em prática os ensinamentos ióguicos adquiridos, Sidarta medita durante seis anos optando pelo jejum total, entretanto percebeu a inutilidade da ascese para a libertação a alcançar a plenitude e decide quebrar o jejum, após se recuperar do jejum restaurado pelo alimento dirige-se a um bosque onde escolhe a árvore sagrada Pippala, senta-se ali e decide só levantar depois de ter obtido a iluminação o “despertar”.

Depois de alguns dias fazendo os conjunto de oito práticas que correspondem à quarta nobre verdade, também conhecido no budismo como o "caminho do meio",Sidarta alcança o “despertar” ou o “nirvana”, isso o fez atrair Seguidores e fez com que ele virasse um líder espiritual do grupo, e assim Sidarta passou a ser conhecido como Buda “o desperto” A partir disso ele começou a passar seus ensinamentos conhecidos como darma, assim o Budismo começa a ser iniciado.(ALDROVANDI 2006, p.314)

Budismo e sua relação com o Hinduísmo

Uma das características fundamentais para se entender o budismo é perceber à relação que ele tem com o hinduísmo, ou seja certos elementos do budismo provêm do hinduísmo, desde divindades praticas de iogas entre outros, isto porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com