TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burgueses E Proletários

Ensaios: Burgueses E Proletários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Luta de classes reinam até hoje

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido

e não na vitória propriamente dita.”

(Mahatma Gandhi)

O economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Marx, com a ajuda de Friedrich Engels, outro importante teórico alemão que fora filho de um dono de fábrica e que via as desigualdades no cotidiano, escreveu o livro “O Manifesto Comunista”. O mesmo teve um grande e inesperado impacto mundial, que acabou inspirando diversos teóricos e, portanto, suas teorias. Karl Marx nasceu em pleno século XIX, o ápice da Revolução Industrial, e teve como principal influenciador de suas obras Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

O trecho Burgueses e Proletários do livro “O Manifesto Comunista” que será analisado nesta resenha e que foi traduzido pela editora Zahar em 2006, foi publicado pela primeira vez há muitos anos atrás, mas especificamente no ano de 1848. Nessa época, a Revolução Industrial já havia transformado o sistema econômico em capitalismo, o que acabou por gerar esta obra, que é contra justamente a esse sistema.

Este trecho do livro tem como principal objetivo mostrar a luta de classes em diferentes épocas. Primeiro, retrata a luta de classes do feudalismo, que era entre o senhor e o servo, sendo o servo o oprimido e o senhor, com as ferramentas, o opressor. O feudalismo se desenvolve e cria o capitalismo, que traz à realidade duas novas classes sociais opostas: a burguesia e o proletariado. Como a burguesia era dona dos meios de produção e, portanto comandava a sociedade, os proletários eram os subordinados que tinham como principal e única característica a mão de obra. Porém, essa força do trabalho era explorada, uma vez que os salários eram medíocres.

Marx então enfatiza que essa exploração era inadmissível e que com uma revolução, a sociedade tornaria-se justa. Todos teriam meios de produção e seriam seus próprios patrões, trazendo à tona o comunismo, que não tinha desigualdade e muito menos classes sociais. Seria então um sistema absoluto e indiscutível.

O texto de Karl Marx é genial principalmente por mostrar que mesmo ele sendo escrito naquela época, ele retrata a realidade de hoje e a explica com fundamento. Além disso, ele faz com que o texto seja não apenas uma teoria e sim uma história, da qual todos fazem parte e se encaixam. É também o que pensa Marshall Berman : “Sentimo-nos pisando terreno familiar; tais processos continuam a ocorrer à nossa volta, e um século de marxismo ajudou-nos a fixar uma linguagem segundo a qual isso faz sentido.” Marx cria uma excelente solução para a luta de classes, que como podemos ver, não obteve sucesso, muito provavelmente por não ter sido bem executada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com