TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia: Definições, Características E Posicionamentos De Karl Marx, Leon Trotsky E Max Weber

Trabalho Universitário: Burocracia: Definições, Características E Posicionamentos De Karl Marx, Leon Trotsky E Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  2.460 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

Burocracia: definições, características e posicionamentos de Karl Marx, Leon Trotsky e Max Weber.

Henrique Hugbert,

Jessica Banhos,

Marllington Klabin Will.

Belém, 16 de Agosto de 2013.

Introdução

O presente trabalho é um breve ensaio sobre a definição de burocracia, suas características e o posicionamento dos autores Karl Marx, Leon Trotsky e Max Weber sobre o tema, conforme os escritos no primeiro capítulo do clássico “O Manifesto do Partido Comunista”, de Marx, e a monografia “As Diferenças da Burocracia em Trotsky e Weber”, trabalho de conclusão de curso do Prof. João Carlos da Silva Santiago. Após analisarmos o pensamento dos autores, tentaremos responder se a burocracia poderia ser considerada como uma classe social e se a mesma teria se tornado indestrutível na sociedade atual, conforme apregoava Weber.

Karl Marx

Para Marx, a luta de classes é histórica no decorrer das sociedades, manifestada de diversas formas, mas com o mesmo eixo, sua presença foi crucial em vários pontos da historia. Os termos burguesia e proletariado vêm da luta de classes que estava pre-sente na sociedade moderna. Originalmente os burgueses travaram uma grande batalha para estarem no topo da pirâmide social: na queda do feudalismo para o capitalismo houve a ascensão da burguesia e a dominação dos mercados, o monopólio dos meios de produção, a criação das indústrias como forma de produção em massa e o fim dos pequenos comerciantes. Os pobres foram obrigados a se tornarem proletários, ven-dedores de sua mão-de-obra para os donos de meios de produção. A burguesia revolucionou o mercado com sua forma de dominação expansionista e monopolizadora que tem como uma forte característica a aglomeração de riquezas nas mãos de poucos.

Nessa introdução, temos a característica da burguesia que é vigente no capita-lismo, dentro desse capitalismo temos o seu esqueleto, a burocracia, como forma de organização do estado, necessidade para manter a ordem e a estrutura capitalista nos eixos.

Marx é bem claro com seu posicionamento contra a burocracia, já que essa sus-tenta os meios que firmam a burguesia no topo e a hierarquia no Estado de forma que seja benéfica apenas para os mais bem sucedidos. Porém, combater a burocracia é algo extremamente difícil, que se tornou cada vez mais necessária na sociedade, tanto que para Max Weber a burocracia seria indestrutível no futuro.

Leon Trotsky

Trotsky define a burocracia como um grupo social que faz mediação como árbitro entre as classes sociais. Ele elabora a sua análise em cima da linha da concepção de Marx, seguindo sua linha de pensamento e pressupostos. Para o marxismo, o Estado deveria atrofiar com o tempo, fazendo o funcionalismo deixar de ser chefe para se tornar agente técnico. Assim, tanto para Trotsky quanto para Marx a burocracia não seria uma classe social, pelos fatos de não ser independente em relação à produção econômica e por não ser herdeira nem ter direito às propriedades das quais se tem privilégio por função.

Trotsky se concentrou em discutir as características da burocracia no estado operário soviético, onde se tornou muito forte devido a alguns fatores históricos, como a desolação que a guerra civil deixara o país, a falta de tecnologia, o atraso na industrialização, o baixo padrão de vida, a negativa situação internacional do movimento operário etc. Já que não havia riqueza, foi a miséria que foi socializada. Isso levou à luta pela sobrevivência na sociedade, o fortalecimento da burocracia e esta favoreceu a ditadura stalinista.

Essa burocracia dominou a técnica politica e a situação socioeconômica, assu-mindo a forma de totalitarismo para que se mantivesse no poder. Reprimiu todos os movimentos de oposição, retirou os direitos políticos dos cidadãos, usou artifícios para exterminar toda a vanguarda da revolução, fez alianças contrarrevolucionárias interna-cionais e essencialmente manteve o segredo de todos os atos, como forma de sustenta-ção dos acordos de classe.

Trotsky considerou a burocracia como algo nocivo para a sociedade, como um tumor para o organismo, como um parasita que vive sugando as classes sociais e con-traditoriamente existindo para defender seus interesses. Nesse aspecto ele divergiu bruscamente de Weber, pois considerou o funcionalismo não ser uma necessidade eterna, já que a sociedade sem classes não admite um Estado permanente.

Max Weber

Para Weber a burocracia é uma classe social por que, segundo ele, uma classe deve apresentar características comuns a determinado número de pessoas e é represen-tado exclusivamente pela posse de bens e oportunidades de renda, bem como pelas condições e interesses de mercado, em aquisição de produtos ou mercado de trabalho. Portanto o fator que cria classe é o fator econômico claro, ou seja, apenas os interesses ligados à existência do mercado.

Weber coloca como características da burocracia: racionalidade (pautada na tecnologia e ciência), técnica, levando a sociedade a sua organização através de cálcu-los precisos; impessoalidade entre o subordinado (funcionários) e as normas administrativas, ou seja, o funcionário obedece à rigidez das normas da empresa e não dos chefes/patrões – “somente o caráter impessoal do trabalho burocrático facilita a integração do funcionário nas condições funcionais objetivas ‘dadas para sempre pelo mecanismo baseado na disciplina’.”; a burocracia não seria diferenciada nas empresas públicas ou privadas, apenas o ritmo de produção; o fator decisivo para o progresso de qualquer organização burocrática seria a superioridade técnica acima de qualquer organização; e o sigilo de informação e acordos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com