TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE

Exames: CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.508 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01

Etimologicamente a palavra tolerância, vem do latim tolerare (sustentar, suportar), definindo o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra cultural, moral, civil ou física. Pensando em suas leituras feitas até aqui, analise as afirmativas abaixo.

I - A globalização aumentou o multiculturalismo em muitos países, e que essa condição tem favorecido a intolerância.

II - A capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo presumem o grau de tolerência dessa sociedade.

III – Uma sociedade democrática tem a tolerância como uma das virtudes, para demonstrar sua condição de civilidade e desenvolvimento ético.

IV - Ser intolerante é manter uma "atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções" (ROUANET, S. P. O Eros das diferenças. Folha de S.Paulo, cad. Mais!, 9/2/03.)

Estão corretas as assertivas inseridas em:

II e III apenas

I e IV apenas

I, II, III e IV

I, II e III apenas

II, III e IV apenas

QUESTÃO 01

O convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade para os brasileiros, uma vez que a sociedade brasileira resulta da junção de pessoas de várias nacionalidades cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, formando a cultura brasileira. Avalie as assertivas abaixo, concluindo sobre qual delas é a mais correta.

Sendo as culturas produto de determinados contextos sociais, se determinada cultura é posta em contato com outra, nunca essa cultura vai se adaptar a outra para não ser sufocada ou modificada.

A adaptação das culturas é algo próprio de cada momento, uma vez que a sociedade se transforma conforme se constrói a História. Essa adaptação é sempre feita num clima de paz.

No Brasil, a chamada "democracia racial" é responsável pela ascensão dos afrodescendentes.

Uma das exigências do mundo globalizado, é o necessário convívio entre sociedades e cada vez mais esse convívio se dá em paz e harmonia.

O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com