TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SER PESSOA, ÉTICA E CIDADANIA

Trabalho Escolar: SER PESSOA, ÉTICA E CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2012  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  2.450 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA: SER PESSOA, ÉTICA E CIDADANIA.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM FILOSOFIA

ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA

PROFESSOR TIAGO TADEU CONTIERO

POLO GUARATINGUETÁ

08/06/2012

SER PESSOA, ÉTICA E CIDADANIA

A unidade três da apostila de Antropologia Teológica (Ser Pessoa, Ética e Cidadania) trata da busca exigente de entender o ser humano em sua complexidade, abrangência e profundidade; da compreensão do significado de ética e moral, e da analise da importância da cidadania como ação do individuo, seja de forma individual ou coletiva.

O seu conteúdo é tratado pelos seguintes tópicos:

1. O SER HUMANO COMO PESSOA

As dimensões humanas da consciência, do amor e da liberdade como características antropológicas.

A definição da ética e moral e suas respectivas distinções e semelhanças.

As tarefas e o campo de atuação da ética a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b) QUESTÃO DA CIDADANIA: O resgate da cidadania enquanto valorização do ser humano diante de uma sociedade em crise de valores humanos.

Humanização ou coisificação: os desafios da sociedade contemporânea.

O SER HUMANO COMO PESSOA

Este texto descreve a busca da compreensão do ser humano num esforço histórico que fez brotar o movimento filosófico e social denominado “Humanismo”. Este se propõe a valorizar o ser humano na sua plenitude como ser, vendo-o como Pessoa.

Para o Humanismo o ser humano é um ser complexo: ele possui infinitas dimensões que, ao longo da humanidade, foram sendo integradas no seu ser.

O ser humano é o único que é consciente de si mesmo. Ele se pergunta: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Para que existo? Ele é, portanto, o valor absoluto, o valor- fim, a medida de todas as coisas. E o ser humano como pessoa é um ser de comunhão e não de solidão. Ele reconhece no outro o valor absoluto. Ninguém é mais importante para uma Pessoa que a outra Pessoa.

A liberdade é uma dimensão fundamental da Pessoa. Para Dostoievski, “a liberdade é o atributo da divindade”, no sentido de que o que mais aproxima o ser humano de Deus é a possibilidade do exercício da liberdade.

Portanto, a Pessoa Humana exprime-se na síntese da consciência, do amor e da liberdade; na antítese da inconsciência, do egoísmo e da opressão; na tese da criação, da redenção e do Espirito.

A Pessoa Humana é Pessoa porque tem poder de criar (consciência), de redimir (amor) de transformar (liberdade).

Diante do ser pessoa, deparamo-nos com a questão da ética, elemento constitutivo da condição de sobrevivência, vivência e convivência. Assim, a ética pode ser entendida como um conjunto de normas que regula o comportamento de grupos humanos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos apresenta 30 artigos que sustentam o que deveria ser uma vivencia humana que reconheça e valorize a dimensão humana na sua totalidade.

Mas diante da tarefa da ética, é possível perceber que existem diversos campos de atuação da própria ética. Podemos destacar os seguintes:

1. Ética e convivência humana

2. Ética e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com