TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educação Para Cidadania

Monografias: Projeto Educação Para Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2012  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.853 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA:

O conhecimento como instrumento de libertação

JACOBINA

2009

Tema

Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania é a tomada de consciência. A educação escolar além de ensinar o conhecimento histórico e científico, deve assumir a incumbência de preparar os indivíduos para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres do individuo.

Problemática

Com base nessa idéia de cidadania é possível analisar as novas propostas para o ensino de história frente às demandas sociais atuais, e decorrentes dessa questão a necessidade de investimentos na melhoria de qualidade na formação de professores atuantes no ensino de história e os próprios professores de história.

A falta de recursos didáticos-pedagogicos em algumas instituições de ensino e também o uso inadequado dos mesmos tem prejudicado o trabalho do decente na formação do cidadão.

Revisão Literária

Cecília Peruzzo adverte sobre a importância histórica da educação para a cidadania em sua contribuição para alterações no campo da cultura política, por meio da ampliação do espectro da participação política, não só em nível macro do poder político nacional, mas incrementando-a a partir do micro, da participação em nível local, das organizações populares, e contribuindo para o processo de democratização e ampliação da conquista de direitos de cidadania.

Segundo Eva Maria Lakatos (1999): Democracia é a filosofia ou sistema social que sustenta que o indivíduo, apenas pela sua qualidade de pessoa humana, e sem consideração às qualidades, posição, status, raça, religião, ideologia ou patrimônio, deve participar dos assuntos da comunidade e exercer nela a direção que proporcionalmente lhe corresponde como cidadãos.

Roberto Carlos Simões Galvão, A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente escolar.

Publico Alvo

Este projeto está destinado aos diretores, vice-diretores, coordenadores, secretários e professores.

Objetivo Geral

Levar a toda equipe docente, a reconhecer-se na forma de cidadãos, refletindo sobre diferentes concepções de formação continuada com ênfase na abordagem crítico-reflexivo do ensino das relações entre história e a cidadania.

Objetivo específico

 Proporcionar o reconhecimento do potencial da disciplina de história no processo de formação para um exercício de uma cidadania social.

 Fazer com que o docente trabalhe para preparar e libertar o cidadão da ignorância, do medo, das amarras da tradição e da autoridade externa.

 Contribuir com estratégia inovadora de desenvolvimento curricular em literacia histórica tendo por alvo a educação a educação para cidadania.

 Fazer com que o educador possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com