TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES

Trabalho Universitário: COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

Devido ao aumento da população e o consumo exagerado de produtos industrializados fica cada vez mais em voga a preocupação com relação a questão dos resíduos sólidos, tema que vem crescendo de importância seja pela sociedade, seja por instituições especializadas no assunto ou órgãos reguladores de preservação ambiental. Devido a esse aumento, o consequente impacto ambiental causado pelo lixo é objeto de preocupação constante, ainda mias quando não se joga no seu devido lugar de destinação final.

Uma das idéias centrais que foi abordada no presente trabalho foi a utilização da nomenclatura “3R”, que significam reduzir, reutilizar e reciclar, preferencialmente nesta ordem, pois antes de reciclarmos e reutilizarmos determinados tipos de produtos, devemos reduzir sua quantidade, até mesmo porque, como foi mostrado ao longo deste trabalho, são poucos os materiais que podem ser utilizados e reciclados.

Em síntese, os principais benefícios ambientais da reciclagem dos materiais existentes no lixo (plásticos, papéis, metais e vidros), que é o objeto da coleta seletiva do presente trabalho são:

• a economia de matérias-primas não-renováveis;

• a economia de energia;

• o aumento da vida útil dos aterros sanitários Foi visto também o sistema de reciclagem energética, o qual é adotado por vários países de primeiro mundo, e consiste em um processo limpo sem emissão de gases tóxicos ou prejudiciais a saúde. Dentre seus vários benefícios, destaca-se a redução de gases gerados pelos aterros sanitários, e a economia de combustível, tendo em vista que a reciclagem do plástico é transformada em energia, que teria que ser abastecida por algum tipo de combustível para ser acionada.

Objetivou-se com o estudo discorrer sobre os aspectos necessários para a implantação do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos de forma padronizada, seguindo as diretrizes do plano de gestão ambiental.

Foram formulados objetivos específicos, que foram analisados afim de se chegar ao objetivo proposto.

39

Através de pesquisa, em um universo restrito foi verificado que o sistema de coleta seletiva ainda não abrange a totalidade das unidades do Exército Brasileiro, porém existe a preocupação em aderir a esse sistema nas OM em que ainda não são usados tambores de coleta seletiva.

Foi formulada uma proposta simples de coleta seletiva onde cada seção do Batalhão teria uma incumbência na destinação final do produto gerado em seu ambiente. Essa proposta visa uniformizar e padronizar a coleta seletiva em vários quartéis, pois assim se um militar fosse transferido não haveria descontinuidade do processo, tendo em vista que, já que ocorre de forma igual em todo quartéis, já seria de conhecimento de todo o público interno e facilitaria o trabalho.

O impacto da coleta de resíduos sólidos nas OM tem o mesmo impacto que teria em qualquer empresa ou indústria da área civil, porém o Exército Brasileiro por ser uma instituição nacional permanente, inserida no PNSR (Programa Nacional de Resíduos Sólidos) e vetor de transparência pública, necessita de um melhor gerenciamento de seus resíduos sólidos e este gerenciamento propiciará tanto a economia de matéria-prima, como também auferição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com