TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

CARLOS EDUARDO DA SILVA CANELADA

DANIELA PEREIRA

JAQUELINE DO NASCIMENTO SILVA

JAQUELINE SANTOS ALVES

MARIANNE ANDRADE

RODRIGO MARQUES DE OLIVEIRA

TEORIA DA CONTABILIDADE

ATPS ETAPA 1

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Sumaré como requisito parcial à obtenção do título bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Professora INGRID

SUMARÉ – SP

2013

RESUMO

O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias: nas engenharias, no cálculo estatístico de animais em extinção, etc.

O significado de função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume.

SUMÁRIO

LISTAS

RESUMO 2

DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

1.0 FUNÇÃO DO 1º GRAU 4

1.1 GRÁFICOS DE FUNÇÃO DO 1º GRAU 5

1.1.1 FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU CRESCENTE 5

1.1.2 FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU DECRESCENTE 6

1.2 CARACTERÍSTICAS DE UM GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO DE 1º GRAU 7

1.3 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DA FUNÇÃO 8

ANEXO A – RELATÓRIOS CONTÁBEIS NATURA 10

ANEXO B – RELATÓRIOS CONTÁBEIS PETROBRAS 14

ANEXO C – RELATÓRIOS CONTÁBEIS CPFL 17

ANEXO D – TIPOS JURÍDICOS DE EMPRESAS 21

CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

FUNÇÃO DO 1º GRAU

A função do 1° grau relacionará os valores numéricos obtidos de expressões algébricas do tipo (ax + b), constituindo, assim, a função f(x) = ax + b.

Note que para definir a função do 1° grau, basta haver uma expressão algébrica do 1° grau. Como dito anteriormente, o objetivo da função é relacionar para cada valor de x um valor para o f(x). Vejamos um exemplo para a função f(x) = x – 2.

x = 1, temos que f(1) = 1 – 2 = –1

x = 4, temos que f(4) = 4 – 2 = 2

Note que os valores numéricos mudam conforme o valor de x é alterado, sendo assim obtemos diversos pares ordenados, constituídos da seguinte maneira: (x, f(x)). Veja que para cada coordenada x, iremos obter uma coordenada f(x). Isso auxilia na construção de gráficos das funções.

Portanto, para que o estudo das funções do 1° grau seja realizado com sucesso, compreenda bem a construção de um gráfico e a manipulação algébrica das incógnitas e dos coeficientes.

Uma função do primeiro grau sempre vai ter o mesmo tipo de gráfico. O gráfico será uma reta para qualquer que seja os valores de "a" e de "b" que tivermos. Inclusive cada parte da fórmula de uma função do primeiro grau possui um nome, e desempenha um papel muito importante no gráfico desta função.

* Coeficiente Angular

Este número que acompanha o "x" (coeficiente de "x"), é chamado de coeficiente angular, pois é ele que vai dizer se a reta é mais inclinada ou menos inclinada. E analisando este coeficiente que iremos dizer se a função é crescente ou decrescente, ou seja, se o "a" for positivo, nossa reta é crescente, se o "a" for negativo, nossa reta é decrescente.

* Coeficiente Linear

O coeficiente linear é o número sozinho que fica no final da função, quando a função está no formato geral (y=ax+b). E este coeficiente é muito útil quando queremos desenhar o gráfico de uma função do primeiro grau, ele nos diz nada mais nada menos do que o ponto em que a reta corta o eixo Y (eixo vertical).

Isso acontece, pois qualquer ponto que se encontra sobre o eixo Y, tem o valor de X igual à zero, e se colocarmos em uma função o X valendo zero só nos sobrará dizer que y é igual ao coeficiente linear.

1.1 Gráficos de função de 1º grau

O gráfico da função é construído no plano de coordenadas cartesianas, onde cada valor de x (eixo das abscissas) possui uma representação em y (eixo das ordenadas).

1.1.1 Função do 1º grau crescente – (a > 0).

A função y = 2x + 5 é representada por uma reta crescente, pois o coeficiente angular é positivo, possuindo valor igual a 2. Veja o gráfico:

Na função crescente, à medida que os valores de x aumentam, os valores de y também aumentam; ou à medida que os valores de x diminuem, os valores de y diminuem.

1.1.2 Função do 1º grau decrescente – (a < 0).

A função y = –2x +3 é representada por uma reta decrescente, pois o coeficiente angular é negativo, possuindo valor igual a –2. Veja o gráfico:

Na função decrescente, à medida que os valores de x aumentam, os valores de y diminuem; ou, à medida que os valores de x diminuem, os valores de y aumentam.

1.2 Características de um gráfico de uma função do 1º grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com