TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANÇADA

Exames: CONTABILIDADE AVANÇADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

ADOLFO RODRIGUES GOMES – 1266429

POLO: PORTEIRINHA-MG

CONTABILIDADE AVANÇADA

Trabalho de conclusão de disciplina, apresentado como exigência parcial, para obtenção de nota no curso de Ciências Contábeis, da Universidade de Franca.

FRANCA

2014

TEMA: RELATÓRIO SOBRE OS CPCs 18, 19 E 36

CPC 18

O CPC 18 “Investimento em Coligada e em Controlada” determina o tratamento a ser dado na contabilização dos investimentos em coligadas e em controladas. Os principais problemas identificados referem-se basicamente a quais investimentos serão avaliados pelo método de equivalência patrimonial e qual a forma de mensuração daqueles que não são avaliados por tal método. O objetivo é especificar como devem ser contabilizados os investimentos em coligadas nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas do investidor e em controladas nas demonstrações contábeis da controladora. O CPC 18 - Investimento em Coligada e em Controlada trata de todas as participações em empresas coligadas, excetuando os investimentos sem coligadas mantidos por meio de sociedades de capital de risco (venture capital), fundos mútuos e entidades similares.

CPC 19

Sobre a CPC 19 seu objetivo do Pronunciamento é especificar como contabilizar as participações em empreendimentos controlados em conjunto “joint ventures” e na divulgação dos ativos, passivos, receitas e despesas desses empreendimentos nas demonstrações contábeis dos investidores. Ele não se aplica aos investimentos em coligadas e controladas que forem mantidos por organizações de capital de risco, fundos mútuos, trustes e entidades similares, e também não se aplica aos investimentos classificados como instrumentos financeiros mantidos para negociação, de acordo com os requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 38 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração. Estes últimos são mensurados ao valor justo com as alterações de valor justo reconhecidas no resultado do período em que ocorrerem.

CPC 36

Segundo CPC 36 sobre demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um conjunto de entidades “grupo econômico”, apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica. Controle é o poder de governar as políticas financeiras e operacionais da entidade de forma a obter benefício das suas atividades. Grupo econômico é a controladora e todas as suas controladas. Participação de Não Controlador é a parte do patrimônio líquido da controlada não atribuível, direta ou indiretamente, à controladora. Controladora é uma entidade que tem uma ou mais controladas. O controle também pode existir no caso de a controladora possuir metade ou menos da metade do poder de voto da entidade, quando houver: Poder para mobilizar a maioria dos votos nas reuniões da diretoria ou conselho de administração, quando o controle da entidade é exercido por essa diretoria ou conselho. Poder sobre mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com