TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: COMO IDENTIFICAR E CONQUISTAR OPORTUNIDADES

Trabalho Escolar: CONTABILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: COMO IDENTIFICAR E CONQUISTAR OPORTUNIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  5.499 Palavras (22 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Conseguir um emprego no mundo contemporâneo está sendo um dos maiores desafios que grande parcela da humanidade vem enfrentando nos últimos tempos. Obter uma colocação satisfatória se tornou uma tarefa árdua, principalmente, em épocas nas quais o mercado de trabalho se encontra extremamente recessivo. Para quem está procurando novas e melhores oportunidades em sua vida profissional, neste trabalho iremos abordar o tema “Como identificar e conquistar oportunidades de trabalho” com o objetivo de orientar de forma geral acerca.

1. As oportunidades do mercado de trabalho

Hoje em dia esta cada vez mais difícil adquirir uma vaga no mercado de trabalho, por que as empresas estão cada vez mais exigentes querendo pessoas que tenham características que a empresa precisa.

Por isso foi criado o chamado processo seletivo que tem como principal objetivo selecionar candidatos mais adequados para exercer uma determinada função.

O processo seletivo é dividido em duas etapas de recrutamento e a de seleção

Reunir, alistar, convocar pessoal para determinado fim: recrutar técnicos para uma empresa.

A de recrutamento (Reunir, alistar, convocar pessoal para determinado fim: recrutar técnicos para uma empresa) é a etapa na qual a empresa começa a fazer divulgação de uma oportunidade de emprego, essa divulgação pode ser feita através de jornais revistas cartazes e internet.

A de seleção é a etapa em que a empresa toma posse dos currículos dos profissionais interessados e assim inicia um processo de analise das informações com o objetivo de escolher candidatos que aparentemente tenham características básicas para desempenhar a função disponível, essa etapa de seleção é a etapa em que o selecionador começa a investigar os candidatos por meio das informações contidas no histórico profissional da formação, das atitudes e do comportamento dos candidatos.

Com base nessas informações pode-se ser feita ou não a contratação do candidato sendo assim encerrando o processo seletivo.

2. As principais técnicas de recrutamento aplicadas pelas empresas

1) Anúncios em jornais e revistas especializadas são mais viáveis.

2) Agência de recrutamento:

a. Agências associadas com organizações não lucrativas (ABRH);

b. Agências particulares ou privadas;

3) Contatos com escolas, faculdades e universidades:

4) Cartazes ou anúncios em locais visíveis: (DATA)

5) Apresentação de candidatos por indicação de funcionários:

6) Consulta aos arquivos de candidatos:

7) Outros:

a. Carro de som;

b. “homem propaganda”;

c. Site da organização;

d. Sites especializados;

e. Entre outros.

8) Simulações e jogos online: buscam identificar o comportamento do candidato por meio de atitudes mensuráveis nas tomadas de decisões durante o game. Há um software utilizado por uma grande rede norte-americana de hotéis que exige que o candidato atue como um gerente hoteleiro virtual. O personagem tem tarefas que vão da compra de suprimentos até a definição do número de atendentes em operação durante o expediente do dia.

9) Análise de gestor ideal: também conhecida como, Manager Matching, que procura identificar pontos de aderência entre o colaborador e seu futuro gestor. O objetivo é que coordenadores possam buscar colaboradores com habilidades semelhantes ou complementares, resultando em uma equipe alinhada e unida. Este tipo de técnica pode aumentar significativamente a assertividade da contratação.

10) Sistemas de simulação de software e de programação: validam na prática se o candidato realmente sabe utilizar um determinando software ou programar em uma determinada linguagem.

11) Ferramentas de análise de voz, dicção e gramática por telefone: muito utilizadas nos processos seletivos de cargos de atendimento ao cliente.

12) Avaliação do rastro social on-line: ferramentas que analisam a interação do candidato em diversas redes sociais e procura tanto por pontos positivos como negativos do seu histórico on-line.

13) Entrevistas online: estas podem ser feitas a qualquer hora do dia, dentro de um prazo estipulado pelos recrutadores.

2.1. Tipo de recrutamento

O recrutamento interno é utilizado para preenchimento de vagas, através de remanejamento dos quadros existentes na organização. Já o recrutamento externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição.

Recrutamento INTERNO

VANTAGENS

• Aproveita melhor o potencial humano da organização.

• Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.

• Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários na organização.

• Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental.

• Não requer socialização organizacional de novos membros.

• Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.

DESVANTAGENS

• Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas.

• Facilita o conservativíssimo e favorece a rotina atual.

• Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização.

• Ideal para empresas burocráticas e mecanizadas.

Recrutamento EXTERNO

VANTAGENS

• Introduz sangue novo na organização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com