TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

Ensaios: CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  5.482 Palavras (22 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos, alguns aspectos relacionados a Contabilidade, Orçamento e Direito Empresarial, visando um melhor entendimento sobre seus conceitos, sua extrema importância para as empresas e aplicabilidade na legislação vigente, que são os seguintes: planejamento financeiro e suas características e fundamentos, a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas, orçamento Flexível, demonstrativos contábeis, aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis, análise de regressão linear, estatística descritiva sobre amostra, amostragem e censo, sociedade anônima, estabelecimento empresarial, obrigação tributárias e lançamento, tributos empresariais (ICMS. Ir. Contribuição social).

2.0 Planejamento financeiro – Características e Fundamentos

Planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática. O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Ele estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa.

Segundo Gitman (1997, p. 589) O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.

Os planejamentos financeiros costumam ser iniciados focando o alcance de objetivos a longo prazo e depois passam a visar os objetivos de curto prazo

3.0 A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas

As demonstrações de um planejamento e o cruzamento de informações sobre os negócios são perceptíveis à imagem de algo que existe somente para o atendimento às exigências fiscais.

E consequentemente fica relegado, ao segundo plano, o atendimento às necessidades da gestão dos negócios com o cruzamento de informações. Cabe aos gestores, em primeiro lugar, o desafio de reverter essa situação, pois a contabilidade, vista como sistema dentro do ambiente organizacional pode contribuir sobremaneira com o corpo gerencial das organizações.

Para cumprir seu papel como fonte de informações úteis para o processo de tomada de decisão, a contabilidade deve acercar-se de características fundamentais à administração tais como: ser útil, oportuna, clara, íntegra, relevante, flexível, completa e preceptiva (fornecer indicadores de tendências), além de ser direcionada à gerência do negócio. Para o desenvolvimento planejamento revela uma ampla janela para o processo de tomada de decisão e controle nessas pequenas empresas. O sistema de informação nas organizações um dos objetivos dos gestores é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem como patrimônio das empresas.

Entretanto, muitos consideram as informações como mero instrumento de informação, quando na verdade todas as áreas do conhecimento geram informações. A necessidade do cruzamento de informações, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também serve para prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras funções.

Do ponto de vista sistêmico, a gestão e o planejamento estão integrados com o meio ambiente empresarial. O ambiente se inter-relaciona com a gestão como um sistema aberto, ou seja, um sistema que não depende somente das informações internas, mas da ligação e filtragem de informações externas à organização.

Desenvolvido sobre os elementos que o formam, estase diante de uma organização econômica. Existe, ainda, além do patrimônio e do trabalho humano desenvolvido sobre ele, o sistema administrativo, que coordena o trabalho e os componentes patrimoniais; dirigindo-se ambos para o patrimônio.

Assim, a gestão e seus gestores devem a ser um componente da gestão, tendo como um dos seus principais objetivos fornecerem informações para o processo de tomada de decisão e até mesmo de formulação de estratégias.

Sendo que toda empresa, independentemente de seu porte, encontra-se inserida num ambiente social, empresarial e econômico (aos quais deve estar completamente) adaptada para que possa cumprir efetivamente seu papel, seja na satisfação das necessidades de seus clientes seja na geração de recursos que remunerem o capital através de um planejamento de custos e investido pelo proprietário.

Assim, para cumprir seu papel, é necessário que a empresa busque, através de seus administradores, o seu sucesso, tomando por base seus planos e Objetivos e administrando eficientemente seus recursos, fazendo uso das ferramentas essenciais para a administração, das quais se destaca, na atualidade.

4.0 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Para solucionar o problema do orçamento estático surgiu o conceito de orçamento flexível. Neste caso, em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, em que tendencialmente se situarão tais volumes de produção ou vendas.

Basicamente, o "orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades".

A base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.

O enfoque do orçamento flexível é possível, então, com os eventos que têm a possibilidade de uma mensuração unitária, que correspondem aos dados variáveis.

Outro enfoque do orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com