TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COOPERATIVISMO NO BRASIL

Projeto de pesquisa: COOPERATIVISMO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

ALBERTO DOS SANTOS OHASHI

GUSTAVO DE JESUS

COOPERATIVISMO

CORNÉLIO PROCÓPIO

2014

ALBERTO DOS SANTOS OHASHI

GUSTAVO DE JESUS

COOPERATIVISMO

Trabalho apresentado à disciplina Gestão do Agronegócio, ministrada pelo Professor Me. João Domingos Ribeiro, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Administração (2º B), da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

CORNÉLIO PROCÓPIO

2014

Sumário

1 – INTRODUÇÃO 1

2 – HISTÓRICO 1

3 – COOPERATIVISMO MUNDIAL 2

4 - COOPERATIVISMO NO BRASIL 3

5 - COOPERATIVISMO NO PARANÁ 4

6 - CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 7

1 – INTRODUÇÃO

Cooperativismo é uma associação autônoma onde todos trabalham com um único objetivo, o de crescer, trabalham de forma solidaria, com igualdade e sempre com muita união entre as pessoas, muita justiça e ética.

As Cooperativas de Credito são constituídas por pessoas de natureza jurídica e própria.

Na sociedade cooperativista encontramos valores fundamentais como a busca de propósitos e interesses das pessoas com ajuda mutua participação de todos em busca de um resultado comum, trabalhando de forma conjunta responsabilidade, igualdade, sempre sendo solidário participativo. Isto faz com que seja mais fácil a solução dos problemas e a satisfação do interesse coletivo seja alcançado na troca de ideias e nas discussões entre as pessoas. O cooperativista pratica o mutualismo, isto é, provê, enquanto associado, os recursos necessários para serem aplicados no objeto social da entidade, em beneficio do próprio grupo ao qual pertence.

Os cooperativistas tem sempre sua visão focada na honestidade, uma preocupação com a responsabilidade social preocupa-se muito com seu semelhante.

2 – HISTÓRICO

Em 1844, na Cidade Inglesa de Rochdale surgiu a primeira cooperativa que se tem noticia. Era uma cooperativa de consumo fundada por 28 tecelões.

A ideia da cooperativa era promover uma ampla mudança estrutural, que pudesse resultar em melhores condições de trabalho para os proletários.

A primeira Cooperativa de credito foi surgida em 1848, na Alemanha, a qual foi nomeada como nome de seu fundador Sr. Friedrich Wilhelm Raiffeisen. As cooperativas Raiffeisen eram tipicamente rurais e são bastante populares ainda na Alemanha.

As cooperativas parecidas com as que conhecemos atualmente foi fundado por outro alemão em 1850, Sr. Herman Schulze. Estas cooperativas já previam o retorno das sobras líquidas proporcionalmente ao capital. .Mais à frente na Itália, em 1865 as Cooperativas do tipo Luzzatti passaram a se tornar bastante conhecida no Brasil nas décadas de 40 e 60.

Somente em 1900 as Cooperativas começaram a parecer nas Americas, surgiu no Canadá, na cidade de Quebec, fundada por Alphone Desjardins, tornaram- se assim conhecidas no Brasil como Cooperativas de credito mútuo, ou seja havia algum vinculo com os associados.

Finalmente em 1902 surgi no Rio Grande do Sul no município de Nova-Petrópolis a primeira cooperativa de credito brasileira que foi a Caixa Econômica e Empréstimo Amstad.

A partir daí o numero de Cooperativas vem aumentado consideravelmente, atingindo um numero aproximado de 1500 cooperativas com quase 2 milhões de associados.

3 – COOPERATIVISMO MUNDIAL

O cooperativismo representa um movimento de âmbito universal, tendo como fundamento um corpo de doutrinas e princípios baseados, antes de tudo, na solidariedade entre as pessoas e, evoluindo verticalmente, resulta na união das cooperativas desde o plano local até o internacional. A ACI - Aliança Cooperativa Internacional é a entidade que reúne cooperativas de quase 90 países, representando aproximadamente 800 milhões de pessoas associadas Ela é, portanto, a maior organização não governamental no mundo.

A atuação da ACI independe do estágio econômico em que se encontram os países - desenvolvido ou em desenvolvimento, em todos os tipos de regimes econômicos - de economia planejada ou os de livre mercado e abrange, também, quase todos os tipos de atividades: produção e distribuição de mercadorias, consumo, crédito, educação, habitação, pesca e muitos outros segmentos organizados em cooperativas.

Em termos nacionais os principais países em volume de filiados, segundo estatísticas da ACI no final dos anos 90 do Sec. XX são: Índia com 175 milhões de cooperados; China com 160 milhões; EUA com mais de 150 milhões; Japão, 56 milhões; França, mais de 13 milhões; Canadá, mais de 18 milhões; Reino Unido, mais de 8 milhões; Romênia, 6 milhões e o Brasil com um volume mais modesto de 4 milhões.

4 - COOPERATIVISMO NO BRASIL

No Brasil, a cultura da cooperação é observada desde a época da colonização portuguesa. Esta atividade emergiu a partir do Movimento Cooperativista Brasileiro surgido no final do século 19, através do estímulo de funcionários públicos, militares, profissionais liberais e operários, para atender às suas necessidades.

O movimento iniciou-se em 1889, na cidade de Ouro Preto (MG), com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no Brasil, denominada Sociedade Cooperativa Econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com