TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANDO UMA IDÉIA PARA NOVOS PRODUTOS

Projeto de pesquisa: CRIANDO UMA IDÉIA PARA NOVOS PRODUTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.099 Palavras (17 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 17

1INTRODUÇÃO

Na fase de elaboração de um modelo de negócio necessário que o empreendedor, tenha em mente as necessidades que seu serviço ou produto tenha a pretensão de satisfazer. Até chegar a esta resposta, percorre-seum longo caminho. São gastas horas e horas para gerar ideias que possam direcionara um modelo exato de produto a ser oferecido ao mercado.

Focando no objetivo de se criar algo que seja aceitável e rentável, torna-seprimordialpassar por uma etapa importante do processo, a geração de ideias. Dai surge uma questão:

De que forma ter ideias para criar um novo produto e/ou serviço, e como desenvolvê-las e coloca-las em prática de forma eficaz.

2 CRIANDO IDEIAS PARA NOVOS PRODUTOS

O ato de observar o seu próprio mundo e o seu dia-a-dia é também uma forma de buscar e criar oportunidades, obtendo uma boa quantidade de informações que poderão resultar em ideias promissoras e de sucesso. É possível ter ideias por várias fontes, aqui serão citadas algumas das principais.

Futuros concorrentes

Pode-se afirmar que muitos produtos foram desenvolvidos e bem aceitos no mercado porque seus criadores, em algum momento, conseguiram detectar que algumas empresas já não satisfaziam plenamente as necessidades dos seus clientes. Como consequência,apareceram oportunidades para que novos produtos surgissem no mercado.

E ainda, na observação de produtos já existentes, pode-se obter uma ideia de como o produto deve ser exposto. Mesmo que o produto, ou serviço, pareça perfeito, existe o risco, a partir do lançamento de acontecerem críticas, em caso de alguma falha.

É necessárioportanto, que se realize testes antes do lançamento, visando um polimento no que se pretende oferecer aos consumidores.

Clientes

Constituem uma das mais preciosas fontes de geração de ideias. Apresenta-se o Google como exemplo de uma organização que utiliza de tal ferramenta. Constituído como apenas um site de buscas, movimenta hoje milhões de dólares mensalmente e dispõe de diversos aplicativos (GMail, Google Docs, Google Analytics, Google Calendar, etc.) concebidos originalmente por meio de pesquisas e debates com os usuários. Na elaboração de seu mais novo produto da empresa, a rede social Google +, que se encontra em fase de testes, tem como sua principal ferramenta de melhorias as opiniões dos seus usuários.

Internet

A utilização de Sites, Blogs, Redes Sociais é muito eficaz por serem fontes ricas para a obtenção de novas ideias. Diversas empresas criam fóruns e comunidades para interagirem com seus clientes e discutirem melhorias com pessoas das mais distintas localidades. Assim, é possível obter um feedback amplo e variado, o que permite analisar as informações geradas e dessa forma elaborar uma determinada ideia para um novo produto ou serviço, possibilitando dessa forma possuir uma maior quantidade de clientes em potencial.

Seminários e palestras

Em eventos onde se tem a oportunidade de ouvir pessoas que expõem sua historia, conhecimento e vivencia sobre um assunto determinado, é uma oportunidade para se conceber grandes ideias.Um exemplo nítido é Mark Zuckerberg, que decidiu se dedicar a criação do Facebook após ter assistido uma palestra de Bill Gates em Harvard.

3CARACTERISTICAS DE UM PRODUTO

Para Administração e Marketing:

“Produto é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.”

Em:http://pt.wikipedia.org/wiki 05 de abril de 2013 as 21:35hs

Dessa forma consideram-se como produtos, bens físicos, serviços, eventos, locais, etc.

Segundo Kotler e Armstrong (1999, p 190) produto é qualquer coisa que possa ser oferecido a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

Dentro do Composto Mercadológico, o produto figura como o primeiro elemento e todos os demais componentes depende do estudo e conhecimento do produto. A definição dos outros elementos; propaganda, o preço e a distribuição só podem ser elaborados após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo.

A definição de quais produtos elaborar, produzir e vender, as necessidades de acrescentar novos produtos, quais abandonar, em que estágio do ciclo de vida o produto se encontra, quantos produtos o portfólio deve ter, são apenas algumas das preocupações encontradas na Gestão de Produto.

O consumidor opta pelo produto que considera como o de maior valor para si, e para isso leva em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem a atenção dos profissionais de marketing.

Classificação de produtos

A gestão de produtosé encarregada do desenvolvimento de estratégias e táticas que aumentam a demanda do produto (conhecida como demanda primária) em relação ao Ciclo de Vida do Produto.

Existe uma ferramenta conhecida como Sistema de Classificação Aspinwall técnica útil para entender um produto. Ele classifica e atribui nota ao produto baseado em cinco variáveis:

1) taxa de reposição –que mensura a frequência que o produto é recomprado.

2) margem bruta–analisa o lucro obtido de cada produto (preço médio de venda menos custo unitário médio).

3) ajuste de objetivo do comprador - mede a flexibilidade dos hábitos de consumo dos compradores em relação à esse produto.

4) duração da satisfação do produto - por quanto tempo o produto irá produzir benefícios ao usuário.

5) duração do comportamento de busca do comprador - quanto tempo eles demorarão para comprar o produto.

Níveis de produtos

Um produto oferecido aos clientes pode ser visto em diferentes níveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com