TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO PADRAO

Pesquisas Acadêmicas: CUSTO PADRAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

CUSTO PADRÃO E CUSTO ORÇAMENTO

Quando estudamos sobre custo padrão e custo orçamento obtemos os seguintes conceitos:

Custo Padrão é um custo pré - atribuído ao que se toma como base para registrar produção antes da determinação do custo efetivo o qual determina o valor total dos encargos a serem pagos. Porém dentro de sua concepção gerencial o custa padrão indica o custo ideal o qual deve ser seguido para obter eficiência na administração de uma produção assim conhecendo as variações de custos.

As características do custo padrão são:

• Pré-fixação de seu valor, com base no histórico ou em metas a serem seguidas pela empresa;

• Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajustem suas variações para acompanhar seu valor efetivo real;

• Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade de dados contábeis.

Existem quatros tipos de custo padrão são eles: Ideal, Estimado, Corrente e Real.

O Custo Ideal é um custo obtido nas condições ideais da qualidadedos materiais, com eficiência da mão-de-obra, desperdício mínimo de todos os insumos, sem nenhuma parar por qualquer motivo a não ser as que já estiverem programadas em função de uma manutenção preventiva. Determinado por meio de estudos teóricos, meta de longo prazo da empresa.

O Custo Estimado é previsto com base na serie histórica de custos da empresa e não levando em conta as ineficiências ocorridas na empresa.

O Custo Corrente está entre o Ideal e o Estimado. É um custo que diz respeito ao valor que a empresa tem como meta para o próximo período para um determinado produto, mas com a diferença, em relação ao Custo-Padrão Ideal, pois o Ideal leva em consideração as deficiências existentes em termos da qualidade de materiais, mão-de-obra, equipamentos, etc. Considerando-se um conceito pratico de Custo-Padrão.

O Custo Real é o custo efetivo incorrido pela empresa num determinado período de produção.

Temos como exemplo de custo padrão o custo dos gastos com materiais utilizados em uma determinada empresa e o custo da mão- de- obra.

Quando o assunto é Custo de Orçamento compreende-se por tudo aquilo que está dentro de uma determinada organização, aquele que é concebido através do envolvimento de diversas pessoas dos mais variados setores da empresa, visando ter uma melhor visão das prioridades em geral, ou seja, é um instrumento de controle e de planejamento de um empreendimento. Dos fatores externos podemos avaliar os seguintes pontos: Concorrência, vida útil dos produtos a serem utilizados no processo de produção, mercado entre outros. Fatores internos também podem ser mensurados, como por exemplo, capacidade da linha de produção e capacidade que a empresa tem de crescer.

Para se controlar a adequação de determinada empresa usa-se o Custos Orçamento assim obtendo dos objetivos e capacidades, integrando aspectos operacionais e financeiros fazendo a comunicação com os donos da empresa qual a intenção da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com