TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS PADRAO

Trabalho Escolar: CUSTOS PADRAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DAS SIGNIFICÂNCIAS DAS VARIAÇÕES DO CUSTO-PADRÃO APLICADO À PRODUÇÃO INDUSTRIAL SOB O ENFOQUE DA ECONOMIA DA INFORMAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

A finalidade principal desta pequena contribuição, é mostrar e avaliar os efeitos das análises das variações de custos no resultado das atividades econômicas desenvolvida pelas organizações industriais, bem como tentar visualizar essa contribuição para outros ramos de atividades, através do custo-padrão.

O custo-padrão surgiu da necessidade de antecipação da informação de custos dos produtos, a fim de que se tomasse decisão antecipada de viabilidade de negócios. Tal custo é calculado com base em eventos futuros de custos ou eventos desejados de custos, que podem ou não acontecer na realidade da empresa.

Neste contexto, apresentar-se o Custo-Padrão como ferramenta indispensável para o controle dos custos das operações e das atividades empresariais.

2. CONCEITO DE CUSTO-PADRÃO

Segundo PADOVEZE(1996,263), Custo-Padrão é uma técnica para avaliar e substituir a utilização do custo real.

Consoante IUDÍCIBUS (1991,190), Custo-Padrão é um sistema de custeamento de produtos e tem filosofia de controle das operações da empresa.

De acordo com SÁ , citado por LEONE (1977,281), Custo-Padrão trata-se de “ Custo determinado a priori, ou seja, predeterminado, e que se fundamenta em princípios científicos e observa cada componente de custos(matérias, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação) dentro de suas medidas de verdadeira participação no processo de produção, representando o quanto deve custar cada unidade em bases racionais de fabricação.

Conforme KOHLER, citado por LEONE(1977,281), Custo-Padrão “ è uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção.

Diante dos conceitos, há unanimidade em reconhecer o Custo-Padrão como uma medida de eficiência, pois quando colocado em comparação com os custos reais, ele fornece oportunidade de controle e avaliação de desempenho no sentido de buscar o curso esperado, através das análises das variações identificadas. Tal discrepância do objetivo do custeio são os desvios resultantes dessa comparação, que após sua identificação devem ser investigados e a medidas corretivas acionadas, bem como acompanhadas até que os seus efeitos sejam plenamente alcançados.

3. FINALIDADE DO CUSTO-PADRÃO

A grande finalidade do Custo-Padrão é o controle dos custos, tendo como objetivo o de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido. O custo padrão não elimina o Real, nem diminui sua tarefa, aliás, a implantação do padrão só pode ser bem sucedida onde já exista um bom Sistema de Custo Real. Uma outra grande finalidade do Custo-Padrão, decorrente da adoção de qualquer base de comparação fixada para efeito de controle, é o efeito psicológico sobre o pessoal. Este efeito pode ser positivo ou negativo.

Quanto ao aspecto positivo, se o padrão for fixado considerando-se metas difíceis mas não impossíveis de serem alcançados, acabará por funcionar como alvos e desafio realmente de todo pessoal, com mais ênfase ainda, se tiver sido firmado com a participação dos responsáveis pela produção. Haverá uma preocupação por parte dos altos administradores em analisar as comparações e eliminação das divergências.

Quanto ao aspecto negativo, se o padrão for fixado com base num conceito ideal, cada funcionário já saberá de antemão que o valor é inatingível, que todo e qualquer esforço jamais culminará na satisfação máxima de objetivo alcançado, e poderá haver a criação de um espírito psicológico individual e coletivo amplamente desfavorável. Há tendência dos administradores se acostumar aos relatórios (considerará utópico para a realidade) e não se preocuparem com as informações nele contidas.

O sucesso do Custo-Padrão irá depender do grau de seriedade que a empresa der à localização e saneamento das diferenças encontradas entre o padrão e o real, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com