TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calçadas Ecológicas

Dissertações: Calçadas Ecológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo das calçadas é a circulação de pedestres, já que de acordo com pesquisa do Ministério das Cidades 35% das pessoas se desloca a pé para o trabalho, mas ultimamente esse objetivo não tem sido alcançado já que a maioria das calçadas estão intransitáveis, com lixo, entulho, materiais de construção, etc. Que impedem a passagem dos pedestres. Além do transtorno social, as calçadas quando mal elaboradas também podem causar transtornos ambientais e financeiros, já que a tendência é que as calçadas sejam áreas totalmente impermeáveis, ou seja, áreas que possuem pouca infiltração ou nenhuma infiltração, o que acontece é que quando chove a água da chuva não penetra no solo como deveria, mas é levada para valas e bueiros e jogada em córregos, o que acarreta outros tipos de danos. Além do que, quando os bueiros e valas não suportam a quantidade de água, ocorrem as inundações, que trazem inúmeros transtornos à população.

De acordo com o código de obras de Goiânia, as calçadas devem ter largura mínima de 1,5 metros e declividade de no máximo 3% , entretanto nossas calçadas são projetadas para beneficiar não os pedestres, mas sim os donos das residências, que aumentam a porcentagem da declividade para facilitar o acesso de automóveis às residências, prejudicando assim os deficientes físicos.

O conceito de calçadas ecológicas, envolve a integração de elementos ambientais (vegetação, infiltração de águas pluviais, etc), sociais (proteção de pedestres) e de mobilidade urbana (acessibilidade, circulação de pedestres, etc), sendo assim a calçada ideal é quela que oferece condições de um caminhar seguro e confortável, proporcionado pela escolha de pisos adequados, a ausência de obstáculos, sem degraus entre os terrenos, com mobiliário urbano e a vegetação disposta de forma a não atrapalhar o pedestre.

As calçadas ecológicas consistem no plantio de árvores , que devem ser de pequeno porte com raízes rasas, protegendo a rede elétrica e calçamento; arbustos e grama de forma organizada. O piso deve ser permeável, para a drenagem das águas pluviais e alimenta o lençol freático, diminuindo assim o efeito das enchentes nas grandes cidades ; deve ser também tátil de alerta e direcional, com rampas de acesso para a mobilidade de deficientes físicos. A largura da calçada é um fator importante, apesar de o código de obras determinar largura mínima de 1,5 metros para as calçadas,para se construir uma calçada ecológica é necessária uma largura mínima de 2 metros, para que seja permitiva vegetação, sem atrapalhar a passagem do pedestre.

Foi observado no setor sul fatores importantes a respeito do conceito de calçadas ecológicas, como: ajardinamento nos calçamentos, arborização urbana adequada tanto no calçamento quanto a rede elétrica e utilização de pavimento permeável com blocos entretravados e blocos concregramas com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, entretanto não foram observados piso tátil para deficientes visuais.

Foi observado no setor jaó uma grande quantidade de ajardinamentos e arborização nos calçamentos, a utilização de blocos entretravados , entretanto não foi observado o uso de piso tátil para deficientes visuais.

Observa-se que o tema calçadas ecológicas apesar de muito recente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com