TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Intelectual

Seminário: Capital Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Seminário  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

O Capital Intelectual

• Introdução:

Com o mercado cada vez mais exigente, as empresas sentem a necessidade de investir em recursos humanos, acrescentando em seu capital o conhecimento, originado através do investimento em capital humano qualificado, agregando as empresas recursos financeiro, que a cada dia se valorizam mais. O Capital Intelectual é uma nova “fonte de recursos” tornando um diferencial competitivo nas empresas, agregando e gerando valores aos produtos ou serviços, tornando-se o diferencial para as empresas que estão investindo em Capital Humano.

• Capital Inicial:

Pelo nome podemos pensar que se refere somente ao conhecimento adquirido, mas não se refere só a isto, vamos entender abaixo o que realmente explica. O Capital Intelectual é formado pelo: Capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.

- Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.

- Capital Estrutural: É a parte que pertence à empresa, a infraestrutura que apoia o capital humano.

- Capital dos Clientes: O valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolver seus problemas.

• Composições e medidas:

É separado por etapas:

1. Primeira: Nos mostra o que a empresa tem que fazer para priorizar suas metas e missões.

2. Segunda: Devemos obter um conjunto finito e priorizado.

3. Terceira: Faz-se uma análise crítica e avaliações de fontes de informações.

4. Quarta: Trata-se do conhecimento como principal recurso.

• O Valor Monetário do Intangível:

O ativo é determinado pelos bens e direitos, sendo bens as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e que possuem um valor econômico atribuído a eles. Esses bens podem ser materiais como bens móveis e imóveis e bens imateriais, que são aqueles que não possuem corpo físico mas, possuem valor econômico. Os direitos são os valores que a empresa tem a receber de terceiros.

Ativo Intangível é o que não pode ser tocado ou que não têm existência física. O interesse e os investimentos em intangíveis, ganha cada vez mais espaço, com a proposta de enriquecer o ativo da empresa.

Podemos identificar dois grupos de Ativos Intangíveis:

- Identificáveis, para os quais se podem dar um nome (ex: Marcas, Patentes, etc.);

- Não Identificáveis Os Ativos Humanos (Capital Intelectual) e outros fatores como qualidade, confiabilidade, tecnologia, lealdade dos clientes, etc... Como não há meios de identificar estes itens individualmente optou-se por chamá-los de Goodwill, que é a diferença entre o valor da empresa (valor avaliado) e o seu valor de mercado.

• Medidas segundo a visão de Stewart:

Medidas de Capital Humano são medidas que se referem aos funcionários especializados ou às atividades que executam, e que agregam valor sob o ponto de vista do cliente. A inovação, atitudes de funcionários, posição hierárquica na organização, rotatividade das pessoas, experiência profissional e aprendizado individual e em equipes são resultados do capital humano que podem ser medidos.

• Medidas segundo a visão de SVEIBY:

As medidas de Capital Intelectual , segundo SVEIBY (1998), são apresentadas na forma de avaliação dos ativos intangíveis de uma organização. Descreve medidas de avaliação da competência das pessoas, estrutura interna e estrutura externa. Classifica os ativos intangíveis em três categorias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com