TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Social

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Caso 1

José Maria é um contador que tem 30 anos de profissão exercidos em um escritório de contabilidade de sua propriedade. Honrado e de reputação ilibada, é muito sociável e por isso mantém um grande circulo de amigos que gostam muito dele, pois José Maria é sempre muito solícito. Um amigo dele, chamado Thiago, e colega na faculdade, também tem um escritório. Acontece que Thiago passa por problemas financeiros por causa de uma doença da esposa e pediu a suspensão temporária do seu registro de auditor no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Thiago para não perder o dinheiro que consegue na própria empresa, pede a José Maria que assine os seus pareceres. José Maria alegando impedimentos éticos recusa o pedido de Thiago. Você concorda com José Maria? O que você faria neste caso? Justifique suas respostas.

Caso 2

André é um funcionário exemplar da Cia. Tribo dos Internautas que vende materiais para informática (software e hardware). Ele trabalha na empresa a pouco mais de 6 meses. A função que desempenha naquela empresa é de comprador. A Cia. Tribo dos Internautas participou de uma concorrência na Prefeitura de Xanxerê e ganhou, portanto fornecerá a cidade 1.000 computares já com software instalados. André iniciou a cotação no mercado e após 2 semanas, concluiu o serviço e selecionou um fornecedor que oferecia o segundo preço mais barato, pois era o único que poderia ter os produtos de pronta entrega. Esse fornecedor feliz por ter conseguido a negociação com André, deu-lhe de presente um notebook avaliado em R$ 4.500,00 que André levou para casa no mesmo dia. No outro dia, o proprietário da Cia. Tribo dos Internautas, ficou sabendo que André ganhou o presente e o chamou na sala para confirmar a história. Após saber que era verdade o proprietário da empresa demitiu André (demissão sem justa causa). André desesperado com a demissão, foi até o seu chefe e pediu que voltasse atrás com a decisão. Apresentou os orçamentos e justificou a escolha. Perplexo, André ouviu do seu chefe que isso não era importante e que manteria a decisão de demiti-lo. André mais uma vez argumentou que a empresa não possuía um código de ética ou conduta e que na empresa que trabalhava antes era normal esse tipo situação, mais uma vez o proprietário da empresa falou que não voltaria atrás com a decisão e pediu André que fosse para casa e depois voltasse para fazer o acerto. Você concorda com proprietário da empresa Cia. Tribo dos Internautas? E com André? Você faria alguma coisa nesse caso? Justifique sua resposta.  

Caso 3

Paulo Marcos é um empregado que trabalha com a auditoria do contas a pagar de uma empresa que industrializa móveis residenciais. Ele trabalha nessa empresa a cerca de 5 anos e nesse período formou-se em contabilidade por uma universidade da cidade. Um dia o gerente do departamento de auditoria de Paulo informou-o que sairia para trabalhar em outra empresa e falou que iria indicá-lo para o cargo de gerente. Paulo ficou muito feliz com a idéia e um dia depois que o seu chefe falou com o proprietário da empresa sobre a possibilidade, Paulo foi até ele perguntar se havia pensado no assunto e se já tinha uma resposta. O dono da empresa explicou para Paulo que ele era muito novo e possuía pouca experiência e por isso preferia contratar outra pessoa que julgava ser mais competente. Depois que o antigo gerente da empresa saiu o dono da empresa apresentou a Paulo o novo gerente, era o filho do dono, um rapaz um pouco mais novo que Paulo e recém formado na mesma faculdade que ele. Apesar de muito insatisfeito com a situação ele continuou a trabalhar na empresa. Com o tempo Paulo começou a perceber que seu novo chefe não gostava muito dele, mas tolerou a situação por não ter um emprego melhor. A medida que o tempo passou uma desconfiança de Paulo foi confirmada: o filho do patrão estava roubando da empresa. Decidiu não contar, pois acreditava que não acreditariam nele apesar de poder provar. Um ano após a mudança de chefia que ocorreu no departamento, Paulo recebeu uma proposta de trabalho numa empresa de auditoria que queria que ele fosse o responsável por uma equipe de 15 pessoas, mas pelo mesmo salário que recebia. Ele decidiu aceitar. No dia que foi pedir demissão, procurou o dono da empresa e além de comunicar que iria sair da empresa apresentou todas as provas que tinha que o filho estava roubando da empresa. O que você teria feito? O mesmo que Paulo? O que você acha da atitude de Paulo? Justifique-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com