TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo e Origens

Por:   •  10/4/2016  •  Exam  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 6 (a numeração deste exercício segue em continuidade ao exercício anterior)

Para que se compreenda o conceito de virtude em Aristóteles é importante ter claro sobre as três dimensões que o filósofo considera sobre a vida humana. Identifique a alternativa que indica corretamente as três dimensões da vida humana.

( ) instintiva, competitiva e colaborativa.

( ) vegetativa, competitiva e colaborativa.

( ) vegetativa, sensitiva e intelectiva.

(x) instintiva, sensitiva e intelectiva.

Questão 7

Consideradas as três dimensões da vida humana, agora é importante entender sobre quais delas cabe ou não considerar a possibilidade do exercício da ética. Para a correta formulação do texto abaixo identifique a alternativa correta para cada par de alternativas apresentado.

Os impulsos vitais do instinto e da sensibilidade:

( ) manifestam-se com conteúdo propriamente ético ou contrário à ética;

(x) não são nem éticos e nem a-éticos;

Mas são:

(x) apenas potencialidades biológicas;

( ) determinantes do caráter da pessoa;

Portanto, esses impulsos vitais:

( ) desde o nascimento da pessoa já estão determinados se serão éticos ou não.

(x) tornam-se éticos quando exercidos sob o comando do intelecto.

Questão 8

Aristóteles chama virtudes _morais_ aquelas que se referem ao instinto e à sensibilidade e _intelectuais_ aquelas que dependem do intelecto.

Questão 9

O homem ___(1)___; o homem nasce com a potencialidade de agir eticamente. Para que essas potencialidades cheguem a termo é primordial ___(2)___, a repetição de ações que conduzam à prática da virtude. É desse modo que se desenvolvem as virtudes ___(3)___. Ao repetir atos corajosos, com orientação do intelecto, o homem irá tornar-se corajoso. Ao repetir atos justos é que o homem irá tornar-se justo.

Identifique, dentre as alternativas abaixo, a que reúne a sequência correta de expressões que preenchem corretamente as lacunas do texto acima.

( ) (1) nasce ético; (2) o hábito; (3) morais.

( ) (1) não nasce ético; (2) a inspiração; (3) intelectuais.

(X) (1) não nasce ético; (2) o hábito; (3) morais.

( ) (1) nasce ético; (2) a inspiração; (3) intelectuais.

Questão 10

O que de fato diferencia o homem dos demais animais na natureza são suas virtudes intelectuais, que são a _sabedoria_ e a _prudência_. A primeira de caráter teórico e a segunda de caráter prático complementam-se para compor o intelecto humano no que diz respeito à boa deliberação na vida (decisões éticas).

Questão 11

Um dos aspectos mais importantes da ética aristotélica é a teoria do meio termo, que trata da decisão prudencial. Segundo o autor:

(X) O meio termo é o exato ponto intermediário entre uma deficiência e um excesso. A prudência, portanto, é a capacidade lógica de identificar o ponto exato entre esses dois extremos e assim determinar um agir virtuoso que será sempre o mesmo para todos os homens.

( ) O meio termo se estabelece de maneira individual, conforme a satisfação que as ações tragam a cada pessoa em momentos específicos da vida. Portanto, a virtude é sempre efêmera e varia conforme as preferências pessoais em cada momento da vida. Ora o meio termo conduzirá, por exemplo, a comer muito, e ora conduzirá a optar por uma alimentação mais escassa.

( ) O meio termo está numa proporcionalidade entre uma deficiência e um excesso e não pode ser medido de forma exata. O meio termo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com