TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da sociologia da educação

Artigo: Características da sociologia da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Sociologia da Educação

A charge quer nos dizer que a sociedade faz com que o individuo entre em um processo de alienação desde os primeiros anos em que é inserido na sociedade. A educação faz com que o mesmo entre neste processo desde os anos iniciais de sua formação, sendo que ele é sujeito ao sistema que já existe e muitas vezes nem se da conta disso.

Segundo Paulo Freire “Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.”

A educação tem o poder de transformar o individuo, e fazer com que ele de uma resposta a sociedade através de suas ações e reações diante do que ele recebe dos meios sociais em que vive. No entanto se ele receber uma educação não adequada ele irá exteriorizar isso para a sociedade, podendo transformar-se em uma pessoa revoltada e até mesmo agressiva, prejudicando assim todos ao seu redor. Segundo Karl Marx “A educação no sistema capitalista dissemina a ideologia burguesa com o objetivo de alienação a fim de superá-la.”

Esta sociedade de Marx só se realizaria num contexto comunista. Para ele existem dois tipos de educação aquela da classe dominante que terá a finalidade de alienar, mas em contra partida surgirá a educação proletária que levará a emancipação e libertação do individuo. Para Marx se um jovem tiver acesso a educação ele irá perceber o estado em que se encontra em seu meio profissional e a partir dela buscar elevar-se em seu meio profissional, podendo assim aplicar todo o conhecimento adquirido. Fala-se também que o individuo pode transformar-se em um mero objeto sendo manipulado sem que ao menos perceba isto, a educação vem para mudar esta realidade. Assim podemos dizer que um ser pensante torna-se também uma pessoa crítica e revolucionária tendo o pode de transformar a sociedade em que vive.

Segundo Durkheim, os fatos sociais consistem em maneiras de agir, de pensar e sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos obrigando-os a se adaptar as regras da sociedade onde vivem. A educação é vista por ele como socialização de indivíduos para exercer uma consciência coletiva. Onde cada um é responsável por fazer a sua parte, seja ela em sua casa, em seu trabalho e ao mesmo tempo em todo meio social. Propõe ao individuo que a educação irá impor formas de agir e pensar desde a infância, sendo que as crianças não chegariam a este estado sozinho ele vê a criança como um sujeito do adulto, ou seja, irá repetir e aprender tudo o que for passado pelo adulto, enfim, isto explica os fatos sociais.

A coercibilidade é realizada pelas influências culturais de uma sociedade, que se impõe aos grupos sociais por meio da educação. Ou seja, a religião, o direito e a moda fogem o nosso poder de escolha, pois, já estamos adaptados a tais maneiras de pensar e agir padronizadas, e por mais que quiséssemos estaríamos reproduzindo uma maneira de viver que já existe.

Para Bourdieu a educação era reprodução das relações sociais e do poder vigente reprodução cultural e reprodução social. O capital cultural apresenta o sistema educacional, onde para ele as pessoas se reúnem para aprender, mas também para passar aquilo que recebem dos pais em casa. A educação reproduziria também as desigualdades sociais do trabalho baseada na apropriação desigual dos meios de produção.

A violência simbólica representa o modo dissimulado sobre aquele que sofre a violência. Na qual a classe dominante se impõe sobre a dominada que vão perdendo sua própria cultura. Induz o individuo a fazer aquilo que a classe dominante faz na economia, na cultura, ou na educação sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com