TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Concretos 1,2,3,4,5 E 6 Fund.das Ciencias Sociais 2014.2

Trabalho Universitário: Casos Concretos 1,2,3,4,5 E 6 Fund.das Ciencias Sociais 2014.2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 1

Senso Comum: é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo.

Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a buscada ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos.

Senso Comum x Conhecimento Científico - Subjetivo x Objetivo. - Perpetua Hábito e tradições x está em constante evolução. - intuitivo x age pela comprovação dos fatos.

Aula 2

Cientistas sociais são profissionais que analisam hábitos, costumes, características religiosas, relações familiares, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais, com base em pesquisas e observações. Pesquisam fenômenos , conflitos sociais e movimentos políticos. Tais conhecimentos podem ser aplicados na solução de problemas nas áreas de educação, saúde, violência urbana, entre outros seria de muita valia para Oswaldo Cruz ter recorrido ao estes profissionais certamente eles trariam soluções para tais como a de orientar e esclarecer a população da época evitando assim os conflitos por falta de informação e preparo dos agentes sanitários e de todos os profissionais envolvidos na campanha. Com a falta de informação a população estava confusa e descontente.

Aula 3

(i)O método antropológico usado por Boas foi o trabalho de campo. Este método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, o que antes era observado de longe (pesquisa de gabinete). O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade. Sua principal ferramenta era a coleta de dados.

(ii)Para Franz Boas, o relativismo cultural, por ele chamado de axiomático, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valoração na diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica, pois ele acreditava que cada sociedade com sua particularidade não deixavam de ser melhor e nem pior que a outra, e é justamente essa variedade de formas de viver que torna a vida humana uma riqueza.

Aula 4

(i)Multiculturalismos, por causa da existência de muitas culturas no Parlamento.

(ii)Um bom exemplo é o caso da ABA que, embora esteja desde sua fundação em 1955, comprometida com o antirracismo e a intervenção a favor da população indígena

Aula 5

Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.

Aula 6

(i) E uma junção de ordem e progresso Conservadores e revolucionários. todos unidos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com