TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenarios_Economicos E Tendencias_TaxaSelic

Casos: Cenarios_Economicos E Tendencias_TaxaSelic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Professor Dr. Ulisses Gamboa

Entrega III – Impacto aumento taxa Selic no segmento de embalagens de Papelão.

Análise de impacto no aumento da taxa Selic no segmento de Emabalagens.

SÃO PAULO – SP

JULHO\2014

1. DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Como o aumento da taxa Selic afeta o segmento de embalagens de papelão?

O aumento da taxa Selic, impacta diretamente nos custos de despesas financeiras, provoca uma redução do investimento produtivo, pois o custo do capital se torna mais alta, reduzindo o ritmo dos crescimento e expansão de maquinários/processos que possam elevar a produção.

Relacionada ao consumo dos produtos, a Taxa Selic aumentando tende a reduzir o consumos das famílias e investimentos produtivos, com isso o consumo tende a reduzir dos produtos finais fabricados por nossos clientes diretos, reduzindo o volume de produção e venda das embalagens, aliado ao custo de capital mais elevado, pode causar a redução no faturamento líquida das unidades de embalagens, levando a uma desaceleração e possível redução do quadro de funcionários.

1. DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Como sua empresa poderia antecipar o início de uma contração ou recuperação da economia (reversão do ciclo)?

Uma análise da tendência de diversos indicadores de atividade econômica poderia auxiliar na tomada de decisão e antecipar a visibilidade de tendências de retração como de recuperação. Alguns desses indicadores, a serem utilizados:

Tendência de liberação de crédito;

Indíce de confiança do consumidor;

Produção industrial;

Produção mercado de embalagens

– Analisando a atual situação e a tendência dos indicadores de crédito podem indicar a permanência ou possibilidade de reversão a atual situação, em um cenário com crescente liberação de crédito pode indicar maior confiança dos consumidores e empreendedores, possibilitando o aumento do consumo, aliada a uma tendência de alta na produção de industrial e investimento em maquinaria e consequentemente sinais de crescimento nos indicadores de produção de embalagens, pode indicar uma continuidade em uma fase de expansão ou sinalizar uma possibilidade de reversão de uma contração. Em caso de tendência de queda na liberação de crédito, aliada a aumento de juros, redução da confiança do consumidor, não crescimento da produção de embalagens, tendência de aumento da inflação pode indicar uma redução no consumo e confiança no investimento, apontando possível reversão de ciclo ou sua continuidade.

Que indicador de inflação é mais adequado para analise o impacto da elevação de preços em sua empresa/setor? Qual seria o impacto desse aumento de preços?

O indicador mais adequado de inflação no setor de embalagens de papelão é o IPCA, cujo principal objetivo é indicar a inflação real, através da análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com