TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário Empresárial

Trabalho Universitário: Cenário Empresárial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade foi aos poucos se transformando em um importante instrumento para se manter um controle sobre o patrimônio da empresa e prestar contas e informações sobre gastos e lucros tanto ao ambiente interno como externo. Encontra-se atualmente dividida entre contabilidade de custos, gerencial e financeira, mas ambas direcionam-se para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa, proporcionando segurança em suas ações presentes e futuras.

Ela é fundamental dentro de uma empresa, direcionando seus negócios e monitorando seus custos e despesas além de fornecer informações ao ambiente externo, principalmente aos órgãos reguladores, como o Estado, com a qual as empresas precisam prestar contas. Através da contabilidade, torna-se possível obter informações fundamentais e necessárias na hora de serem tomadas decisões por parte dos gestores, visando o atingir as metas, controlando as aquisições e o consumo dos produtos pela entidade jurídica, definindo diretrizes que a empresa deverá seguir, e mantendo um controle sobre todo o patrimônio que a empresa possui.

2 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

No texto “Cenário é de Otimismo para as pequenas empresas gaúchas”, pudemos ver diversos dados estatísticos através de pesquisas e estudos abordando temas diversos, que auxiliam o profissional contábil no seu trabalho.

A estatística pode trabalhar de diversas formas, pode servir para descrever os dados coletados e apresentá-los em gráficos ou relatórios, para que possam ser testados e ter seus resultados apresentados. Ela pode se restringir a uma área específica, a fim de melhor avaliar seu objeto e obter resultados melhores, tais como a estatística comercial, a estatística econômica, a estatística social, dentre outras.

Enfim, a estatística é instrumento muito útil para todos, especialmente para uma empresa, pois, a empresa trabalha utilizando informação, dados, entretanto, tais dados devem ser confiáveis, seguros e verdadeiros, e esta confiança, segurança e veracidade é fornecida pela estatística, que por utilizar métodos matemáticos trabalha com uma margem de erro bem pequena.

Ela é um instrumento necessário para uma empresa, pois trabalha com a seleção de dados, e conseqüentemente pode ajudar muito no processo de tomada de decisão, já que isso poderá ser feito com muito mais segurança.

A matemática está envolvida em cálculos, planejamento, possibilidades, lucros, prejuízos e prazos e muito mais , então em matéria de importância é tudo, matemática independente da sua área de atuação é de grande importância, não que você precise ser um perito na matéria, mas é bom compreender que tem que entender o básico pra isso ajudar a sua empresa.

2.1 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

A sobrevivência e o sucesso das empresas dependem da relação com o ambiente externo. Então é preciso acompanhar o que está acontecendo fora da empresa e o que poderá afetá-la, tanto positiva, quanto negativamente.

A análise do ambiente externo é feita identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, que de alguma forma podem comprometer os objetivos de uma empresa. As oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. Como são externos, a empresa não tem nenhum controle sobre esses fatores. As ameaças, também são situações externas, mas que podem afetar a empresa negativamente, se não forem eliminas ou minimizadas. Já as forças são características internas da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.

Por último, as fraquezas são características internas, que se não forem trabalhadas influenciarão negativamente o desempenho da empresa. A empresa que souber identificar as oportunidades, utilizando suas forças, eliminando e minimizando ameaças e fraquezas, tem vantagem competitiva no mercado. É preciso que o contato com o ambiente seja constante, criando uma dependência em relação ao ambiente com planejamento e monitoramento.

Atualmente as ameaças e incertezas neste ambiente, ocorrem em uma altíssima velocidade e o administrador que perceber tendências, visualizando mudanças antes que elas ocorram, passa a ter um fator para o sucesso ou para sua sobrevivência no mercado. Não é possível supor que o amanhã será sempre uma extensão do presente. As empresas devem administrar visando mudanças que representem oportunidades ou ameaças.

A dificuldade de se trabalhar com a incerteza e imprevisibilidade se deve à mudança rápida no ambiente, em função de inúmeras variáveis. E o administrador às vezes não consegue absorver e conhecer todas elas e nem mesmo perceber quais serão suas tendências e resultados. Por esse motivo, o ambiente externo pode se tornar uma fonte de restrição, limitações, coações, problemas, ameaças e contingências. A empresa tem que saber aproveitar o embalo das forças favoráveis e evitar o impacto das forças desfavoráveis, mais muitas vezes ela não consegue formular uma estratégia, mesmo identificando ameaças deste processo.

O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir nosso próprio negócio se nosso objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa.

O planejamento pode e deve ser mudado, afinal, o mundo está em constantes mudanças e nós temos obrigação de segui-lo, pois agindo de outra maneira, estaremos colocando nossa vida profissional em jogo. A maneira de atingir nossos objetivos vai se adequar a cada época, por isso é importante estar bem informado e fazer nosso planejamento caminhar junto à atualidade.

No Brasil, milhares de pequenas empresas fecham por ano e têm como uma das causas a falta de planejamento. Portanto, o conhecimento sobre Administração é indispensável, uma vez que conhecendo melhor sobre tal área, podemos definir de maneira mais apropriada quais os melhores recursos a serem usados, quais métodos vão ajudar no alcance do objetivo, quais os profissionais que fazem o perfil da empresa, quais tecnologias podemos usar e muitos outros.

Mais importante que abrir uma empresa é saber administrá-la, e se o planejamento não está caminhando junto ao fim desejado é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com