TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenários Industriais E Estratégia Competitiva Sob Incerteza

Trabalho Universitário: Cenários Industriais E Estratégia Competitiva Sob Incerteza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 5

Mini Ensaio

Cenários Industriais e Estratégia Competitiva sob Incerteza

29-10-2011

Instituto Superior de Economia e Gestão

Manuel da Rosa

Docente(s): António Alvarenga

Paulo Soeiro de Carvalho

P r o s p e c t i v a , E s t r a t é g i a e I n o v a ç ã o

Página 2

Introdução

O presente trabalho é realizado no âmbito da unidade curricular Prospectiva estratégica – Princípios, Conceitos e Aplicações, do curso de Prospectiva, Estratégia e Inovação do Instituto Superior de Economia e Gestão.

O Principal objectivo deste trabalho passa pela realização de um pequeno ensaio sobre o texto “Cenários Industriais e Estratégia Competitiva sob Incerteza” de Michal Porter 1986, onde é feita uma análise com base num conjunto de questões pré-determinadas denominadas pelo acrónimo CARPA( Citação, Argumento, Revisão, Perguntas e finalmente as Articulações).

“Aquele que prevê o futuro mente, mesmo que disser a verdade “

Provérbio Árabe

P r o s p e c t i v a , E s t r a t é g i a e I n o v a ç ã o

Página 3

Citação

Após leitura do texto, foram encontradas algumas citações extremamente relevantes e que expressam de alguma forma aspectos importantes a ter em conta no processo de gestão industrial, na busca de antecipações e acontecimentos futuros. Delas destacam-se as seguintes:

“Embora muitos factores têm um certo impacto sobre a estrutura futura, poucos têm um impacto bastante significativo para influenciar a estratégia competitiva”. "um cenário industrial é uma visão internamente consistente da estrutura futura da indústria. Ele é baseado num conjunto de suposições plausíveis sobre as incertezas importantes que poderiam influenciar a estrutura industrial", ou seja, um cenário industrial não é uma previsão, mas uma estrutura futura possível, uma ferramenta com implicações importantes para a concorrência.”

“A resistência ao emprego de cenários será bastante reduzida se eles forem vistos por este prisma – como nada fundamentalmente novo ou misterioso. Os cenários industriais constituem um dispositivo útil para envolver uma equipa de gestão num processo sistemático sobre o futuro, e na modificação de suposições irreais de uma forma não ameaçadora, pois os cenários não pretendem ser previsões.”.

De entre todas as citações acima descritas, aquela que parece ter maior relevância para as estratégias a ter em conta no futuro é a ultima. Neste sentido o factor chave na construção de cenários industriais prende-se com o facto dos formuladores de decisões estratégicas numa industria envolverem os órgãos decisão de uma empresa para poderem compreender o processo de formulação de cenários.

O processo de gestão é cada vez mais incerto, o processo de cenarização(Antecipação), por parte dos gestores terá de ser acompanhado com um forte

P r o s p e c t i v a , E s t r a t é g i a e I n o v a ç ã o

Página 4

envolvimento(apropriação), para no momento das escolhas(acção) estratégicas, estes estarem familiarizados com o processo.

Daqui a 5 anos esta afirmação será facilmente lembrada, umas vez que, em ambientes altamente competitivos os cenários serão ferramenta “normal” num processo de formulação de estratégias industriais. O processo de inovação baseado em cenarização fará a grande diferença entre as empresas que “sobreviverão” na industria.

Argumento

Obter ganhos de competitividade industrial, e a melhor forma de abordar as incertezas, partindo de cenários.

Na construção deste texto, o autor procura dar a conhecer os procedimentos na construção de cenários industriais sob incerteza, as variáveis importantes a ter em conta, e ao mesmo tempo acompanha o texto com um exemplo pratico.

No desenrolar do texto o autor procura também enumerar algumas fontes de incerteza, classifica-as de modo a perceber qual o futuro impacto na formulação/implementação de estratégias na industria de forma a obter vantagens competitivas. Uma ideia importante é sem duvida a atribuição de probabilidades aos cenários, estas permitem ao decisor “afunilar” a sua estratégia para os cenários mais consistentes. Outro grande objectivo do autor é sensibilizar o decisor para os riscos inerentes a formulação de cenários, devido a incapacidade de perceber as questões importantes do foco. Finalmente o autor dá ênfase ao papel importante desempenhado pelos concorrentes, uma vez que as decisões futuras são muitas vezes condicionadas pelas acções dos concorrentes.

P r o s p e c t i v a , E s t r a t é g i a e I n o v a ç ã o

Página 5

Revisão

Pessoalmente tenho um fascínio pelas questões relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com