TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania E Exclusão Social

Trabalho Escolar: Cidadania E Exclusão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  1.740 Visualizações

Página 1 de 10

UNIANHANGUERA

RELATÓRIO DE PESQUISA

CIDADANIA E EXCLUSÃO SOCIAL

São Paulo

Novembro/2012

Resumo

A cidadania é um conceito distante para a maioria da população, onde não têm o direito de participar das decisões, ou seja, mesmo que nos dias atuais achamos que vivemos em uma “plena democracia” isto não é a verdade, pois a forma que o poder tem utilizado ferramentas para a inclusão social, só tem feito com que aprofunde mais a exclusão social enraizando de tal forma fazendo que com cientistas que analisam o tema, fugindo dos conceitos ingênuos existentes possam afirmar que não temos a vivência democrática.

Sendo assim como poderemos tirar a venda dos olhos desta grande maioria, reformular a cultura, eliminando este pensamento arcaico e dar inicio a um verdadeiro procedimento onde introduziremos a inclusão social sem que ela incentive a exclusão social e o aparecimento do cidadão, constituindo assim a cidadania que é tão esperada por toda população.

Sumário

1. Introdução 3

2. Cidadania e exclusão Social 4

2.1 Cidadania 4

Figura 1 4

2.2 Exclusão Social 5

Figura 2 5

Figura 3 6

3. A Concretização de uma falsa Cidadania 7

Figura 4 7

4. Fatores da Exclusão Social 8

5. Para uma verdadeira inclusão 9

Figura 5 9

Figura 6 10

Figura 7 10

6. Conclusão 12

Referências Bibliográficas 13

Anexos 14

1. Introdução

No nível de desenvolvimento nos dias atuais, a cidadania é um conceito distante para a maioria da população. Na verdade temos uma cidadania passiva que não se imiscui nos assuntos que são de interesse geral, ou seja, não participam das escolhas.

Nesse trabalho o intuito é mais de suscitar dúvidas, do que chegar a respostas, induzir o pensamento critico e confrontar ideais existentes.

Este assunto é inesgotável em linhas de pensamento, cada cientista faz sua análise diferente do tema com um único intuito, escapar dos estereótipos ingênuos existentes, ou seja, fugir desta ideologia formada, mostrando os pontos reais da situação em questão.

Geralmente estas orientações são influenciadas pela ideologia introduzida no tema, na verdade questionamos a ideologia fundamentada nos procedimentos e políticas, tenta-se trabalhar dinamicamente a analise das modificações sociais contemporâneas.

Sendo assim o primeiro passo, qual mecanismo democrático é utilizado na inclusão social, que acaba por causar a exclusão social.

Segundo passo, como se dá a inclusão social do outro em uma sociedade complexa e não consolidada, que tem o poder com pensamento arcaico, que não aceita a transformação que permita a interação social.

Em síntese, a preocupação de realizar um projeto democrático, que permita a reformulação cultural, onde apareça o cidadão, ou seja, onde tenhamos o direito à vivência democrática.

2. Cidadania e Exclusão Social

A cidadania é um direito de poucos e a exclusão social a realidade de uma grande maioria.

A cidadania está sempre em permanente construção, é um referencial de conquista da humanidade. O cidadão tem que ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante da sociedade, para o bom funcionamento é necessário à contribuição de todos. Apenas desta forma chegaremos a um sentido de justiça mais amplo, o objetivo coletivo.

Exclusão social, tema da atualidade, utilizando nas mais variadas áreas do conhecimento, mas com sentido nem sempre muito preciso ou definido.

Para designar igualdade social, a exclusão social pode ser encarada como um processo histórico caracterizado pelo recalcamento de grupos sociais ou pessoas, em todas as instâncias da vida social, com profundo impacto no ser humano e sua individualidade.

2.1 Cidadania

Figura 1: Elos da Transparência

Fonte: www.amacorumbaiba.blogspot.com

A definição de cidadania origina-se na Grécia e é utilizada para identificar as garantias do cidadão, isto é, os direitos da pessoa que vive em uma cidade e participa dela.

A cidadania pode ser conceituada como o respeito e a participação das decisões de uma determinada sociedade, de modo a garantir melhorias na sua própria vida bem como na vida de outros, ou seja, é um conglomerado de direitos e obrigações ao qual uma pessoa se sujeita em relação à comunidade que habita.

A cidadania só começou a ser adotada a partir da concepção romana, na França no século XVIII, sendo nesta época que se introduziu nas legislações modernas o conceito de cidadania e cidadania ativa, onde se atrelou o principio de igualdade a todos, anunciando uma ocorrência jurídica, um conjunto de direitos e deveres.

Atualmente o conceito de cidadania foi ampliado, constitui um dos princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito que pode ser traduzido por um conjunto de liberdades e obrigações políticas sociais e econômicas. Ser cidadão hoje implica em exercer o direito à vida, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com