TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Naturais E Ciencias Sociais

Trabalho Universitário: Ciencias Naturais E Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

A música Asa Branca descreve o cenário realista do nordeste e envolve um clima romântico. A letra da música em si, mostra que a dificuldade com a seca força a população a migrar. Fato muito importante era que na época a migração era feita só pelos homens, e hoje é feito por homens e mulheres que migram em busca de uma vida melhor e sustentar a família. Na letra da música, a seca força o jovem rapaz a sair do sertão, e migrar prometendo ao seu amor um dia voltar.

Outro ponto forte é o compositor mostrando o clamor da sua fé, fazendo lamentação ao criador “eu perguntei a deus do céu ai, por que tamanha judiação” mostrando o sofrimento do povo, sendo forçado a sair de sua terra, ir a luta atrás de uma nova vida e espalhando toda a cultura desse povo nordestino lutador.

A partir da letra da música podemos ver diferentes tratamentos das Ciências Sociais e Ciências Naturais em relação a questão da seca no Nordeste.

A ciência natural vem mostrar que a seca do nordeste é causada por fatores naturais e climáticos.

Já o objeto de investigação ou estudo das ciências sociais não são coisas, mas sim ideias - as ideias que os seres humanos têm a respeito de seus objetivos e dos meios com os quais alcançarem esses seus objetivos. Esta é uma diferença essencial entre o mundo da ciência natural e o mundo da ciência social.

O ato de migra é realizado há milhares de anos, sendo caracterizado como uma forma de mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, região, estado, município ou até de domicílio. No Brasil, os movimentos migratórios estão mais diversificados, no entanto, os habitantes do Nordeste protagonizaram grandes fluxos migratórios com destino às outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste.

Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc.).

A migração, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).

Além do desemprego, a migração descontrolada causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acaba sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as consequências deste fato.

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pela migração. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

• 2. Elabore um quadro comparativo que mostre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com