TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais X Ciencias Naturais

Resenha: Ciencias Sociais X Ciencias Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

As ciências naturais descrevem a natureza de modo quantitativo. Deduzem, a partir dos conceitos estabelecidos e testados a previsão e explicação de diversos fenômenos. O sucesso experimental conquistado na regularidade dos acontecimentos da natureza, desperta curiosidade e inveja em outros ramos do conhecimento, de tal forma, que a conclusão obtida é que todo saber, deve passar pela mesma epistemologia frutífera, triunfante da ciência.

O desejo de unir diferentes formas de pensar e descobrir em uma só metodologia, fez a ciência natural surgir como modelo . Assim, nascem as inúmeras ciências que usam da palavra ciência para impor a racionalidade e o objetivismo justificados pela ciências exatas na matemática coerente, pautada não para expressar uma opinião, mas um fato desprendido do subjetivismo e individualismo. A ferramenta do saber, enfim, foi “descoberta” no sentido do que ela pode e onde faz.

A matemática avançada, muito utilizada na Física, é hoje a ponta do conhecimento humano. É até onde nosso intelecto chega. Essas ideias, geram perplexidade, mas pergunto, qual surpresa é maior do que se não obter máquinas térmicas, lâmpadas, toca-discos, cinematógrafo em pleno século XIX ? Tais invenções, são resultado das leis naturais e de sua manipulação. O homem, até então, um mero observador da natureza, passa a investigá-la a fundo no intuito de tirar proveito dela. Seja para comunicar-se, lucrar, produzir. Não importa. Depois das Equações de Maxwell, fica muito claro para todos (inclusive os que não são cientistas) : é essencial a pesquisa possuir um tratamento matemático, pois, provado foi, os números prevêm e criam.

O fracasso das ciências sociais, a antiga Humanas em tentar ser uma ciência, talvez está aí. A matemática, quando aplicada nesses estudos, parece ser tão tonta e discrepante, que o foco não lhe é dado nela. Por pior que seja isso, há mais : a movimentação sociológica – considerando esta como a grande vertente humanística, não apresenta repetições periódicas que independem do ambiente ou das pessoas. É impossível anunciar para uma sociedade, até mesmo um indivíduo, o que irá ocorrer em seguida, pressuposto esse, fundamental na verdadeira ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com