TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais AVA

Artigo: Ciencias Sociais AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 10

Ciências Sociais

“O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?”

Portfólio

 Cultura Brasileira.

 O Indivíduo e a Sociedade

 As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos sociais.

 Regulamentação e Controle Social

 As Instituições Sociais

Cultura

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país, Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural. Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da musica, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos á língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: no estado do Norte têm forte influencia das culturas indígenas, em quanto algumas regiões no Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitano e indígenas, com menor participação africana.

Brasil um país predominantemente católico e de língua dominante portuguesa.

Algumas culturas existentes no Brasil:

 Capoeira

 Carnaval

 Folclore

O individuo e a sociedade

Durante o processo de socialização durante a infância do indivíduo, podemos salientar a influência massiva por dois agentes de socialização, a família e a escola.

A família sendo o primeiro contato é o agente mais importante, os pais sofrem influencias classes sociais e grupos culturais, e de acordo com o que estão engajados, socializam suas crianças baseados no universo cultural que conhecem que estão adaptados, sendo este o universo que inicialmente fará parte da vida do indivíduo.

A escola proporciona relações sociais distintas das encontradas no núcleo familiar, o indivíduo tem contato com certas burocracias e diferentes culturas e com um novo modelo de relacionamento, o relacionamento formal e impessoal.

Um debate muito comum, causador de muitas divergências e que leva em consideração os agentes de socialização é em relação à criminalidade. Se uma família está incluída em uma classe social de baixa renda a partir do nascimento de um novo indivíduo, o mesmo está inserido nesta realidade, a discussão gira em torno de que indivíduos de origem mais humilde, por passarem por necessidades mais extremas e terem maiores dificuldades de obter ensino de qualidade e assim boas oportunidades de emprego, são levados a infringirem as leis e começarem alguma prática criminal para se obter bens que até então não poderiam possuir. Já na escola é onde o indivíduo tem acesso das diferentes condições sociais, podendo ver outros indivíduos em situações mais confortáveis, e semelhantes à dele, assim tirando suas conclusões, e podendo ser influenciado ou se sentir incitado a cometer algum delito para obter uma melhor condição, mas este tipo de atitude é mais influenciado por outro grupo de socialização, o de status. O grande ponto desta discussão é que se são estas as condições a influenciar a prática de delitos, porque então pessoas de média e alta sociedade, cidadãos de alto grau de instrução e de condição financeira estável também cometem crimes, outro ponto fundamental, é o porquê uma pessoa em condições humildes praticam delitos e outras não, sendo que compartilham da mesma realidade. Somos levados a uma conclusão, as bases morais de diferenciação do correto e não correto são comuns a quaisquer classes sociais, cabe a cada cidadão decidir que caminho trilhar, independente de sua condição social.

Cada indivíduo sofre influências, mas cada um tem uma maneira única de lidar com elas, assim criando a sua personalidade.

As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais.

Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais.

Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está à origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ação independentes.

O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações social. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social, que são chamadas de processos sociais.

Entre os principais processos sociais estão à cooperação, a competição, o conflito, a acomodação e a assimilação.

Existe uma importante interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com