TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimento

Ensaio: Cimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Ensaio  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

1– Aglomerantes

A- Definição

É um material ativo ligante e pulverulento que tem a finalidade formar uma pasta que faz a união de um ou mais agregados onde sento todos bem aglutinados se torna mais resistente após ser misturado com areia e aguardando a cura ou seca dessa pasta.

B- Tipos

Aglomerantes inorgânicos e o orgânicos.

Aglomerantes Inorgânicos

Os aglomerantes Inorgânicos tem as características aéreas que tem que estar exposto ao ar, composto de gesso e cal aérea.

Os aglomerantes hidráulicos são composto de cal hidratada e cimento Portland e não tem a obrigatoriedade de estar exposto ao ar.

Aglomerantes Orgânicos

Os aglomerantes Orgânicos se classificam em dois tipos sendo os poliméricos e betuminosos.

O aglomerante betuminosos são formado por alcatrão, asfalto e derivados de petróleo, o alcatrão é uma substância escura e viscosa que se consegue pela destilação da hulha ou do petróleo.

Os aglomerantes poliméricos eles são fabricados a partir de resinas epoxídica, resinas acrílica, cola ou material colante e mástique que é um tipo de silicone.

2 - Sobre cimento

a- Definição

O cimento é um agregado artificial pois é processado industrialmente a partir de matérias primas.

O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da agua e um aglomerante hidratado que depois de endurecido mesmo sob a ação da agua não se decompõe mais, o cimento sem dúvida é o mais importante aglomerantes, sendo fundamental conhecer suas propriedades para poder aproveita-lo com maior eficiência.

b- Tipos de cimentos

Temos o cimento especifico para poços de petróleo CPP que é basicamente o mesmo cimento Portland mas de aplicações mais especifica na área petrolífera onde tem que preservar a plasticidade máxima, na fabricação deste tipo de cimento é usado apenas clinker e gesso seguindo as normas da NBR 9831.

O cimento CP-I especifico para construção indústria onde não é necessário algum tipo de aditivo, onde tem apenas o clinker e o gesso que tem a função de retardar o início de pega para que possa ser aplicado. Sendo um cimento de alto custo de produção e menos resistente. Onde a resistência média é de 25 Mpa.

O cimento CP-II tem três tipos, por que liberam menos calor quando entra em contato com a agua, onde são classificados por letras após o CP-II, as letras representa o material adicionado.

O cimento CP-II E é adicionado material escória de alto-forno.

O cimento CP-II Z é adicionado material pozolãnico.

O cimento CP-II F é adicionado material carbonático-filer.

O cimento CP-II é simples e aplicado em todas fases da abras.

O cimento CP-III é composto por uma dosagem diferenciada sendo 35% a 70% de escória de alto-forno, onde utilizando essa dosagem especifica ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com