TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinco medidas em relação a sustentabilidade

Artigo: Cinco medidas em relação a sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Segundo Nascimento Elimar Pinheiro do (pag 51 2012) Economia, onde o aumento da eficiência produtiva e de consumo, de modo que tenhamos continua inovação tecnológica fará que consigamos sair do ciclo fóssil de energia (carvão, gás e petróleo) e desmaterializemos a economia; a essência Ambiental nos diz que devemos consumir de modo que o meio ambiente se auto refaça, coisa que a meu ver e praticamente impossível uma vez que nossos desejos são infinitos provenientes de recursos finitos, e que não se refazem com a mesma rapidez que os exploramos; A essência social nos diz que de vemos ter o mínimo necessário para uma vida digna, e que não devemos adquirir bens, recursos naturais ou fontes energéticas que prejudiquem outros, desta forma estaremos cuidando do planeta; já a essência do poder o autor nos diz que não pode ser esquecida pois esquece La seria dizer que mudar os padrões de produção e de consumo e algo alheio as estruturas e decisões políticas, o que não e verdade pois uma mudança tão incisiva e significativa já mas poderá ser considerada ou se quer tratada como algo alheio a tais decisões; política-não citar esta 5º e ultima essência da sustentabilidade e uma despolitização do Desenvolvimento sustentável, como se contradições e conflitos de interesses não existissem, como se a política não fosse mais necessária nas mudanças,como se as formas de exploração violentas não fossem importantes, e a igualdade social fosse questão de dialogo entre organizações governamentais e empresários ativos.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Segundo Nascimento Elimar Pinheiro do (pag 55 2012) Econômica, social e ambiental.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: Segundo Nascimento Elimar Pinheiro do (pag 58 2012) A primeira resposta e a tecnológica, que tem tanta capacidade de invenção que deverá superar os limites dos recursos naturais, a segunda seria a radical e positiva mudança dos padrões de produção e consumo vigente, a terceira seria a possibilidade de vir acontecer uma catástrofe que progressivamente poderia levar a extinção á humanidade, o que seria a não resposta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta: Creio que a melhor forma que os governos, organizações e a sociedade têm para obter uma saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com