TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuito Economico

Trabalho Universitário: Circuito Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é o de apresentar um modelo de gestão orientado para o desenvolvimento a resultados, para aplicação junto a Centros de Pesquisa e Empresas que possuam áreas específicas da Função Tecnologia, quais sejam: pesquisa, desenvolvimento e serviços técnicos de caráter inovador.

A proposta do mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional é oferecer uma visão interdisciplinar sobre as relações entre o homem e o mundo socioeconômico.

A GESTÃO ORIENTADA PAR DESENVOLVIMENTO

Gestão de desenvolvimento. Uma discutia a gestão no contexto de desenvolvimento enquanto processo histórico. A outra discutia a gestão de Nesse novo artigo, o autor apresenta ações especificamente voltadas ao progresso, de tarefas de desenvolvimento. Uma terceira visão: um estilo de gestão orientada para o desenvolvimento, isto é, destinada a mudanças progressivas. O autor argumenta que essa terceira visão permite formular um conceito normativo sobre gestão de desenvolvimento. Dessa maneira, o que distingue uma boa gestão de desenvolvimento é o fato dela poder promover consistentemente os valores de desenvolvimento em todos os níveis, mesmo que essa não seja a forma mais direta de desempenhar com sucesso funções específicas de desenvolvimento.

O século 21 é centrado na educação e esta determinará o destino de nossa sociedade. O poder não será mais unicamente determinado pelos governos e instituições multinacionais. A dependência futura não recai mais sobre os recursos físicos. O futuro e respectivo domínio dependerão, primariamente, do conhecimento e a inovação será o principal propulsor de crescimento econômico.

Nos anos 90, os processos associados à globalização e os ajustes econômicos realizados em quase todos os países por injunções de organismos multilaterais e um racional padronizador do que deve ser o desenvolvimento, destacou a importância do sub-nacional e local face ao nacional e transnacional.

Desenvolvimento local, utopia mobilizadora do final do século XX e início do século XXI, depende de formas coletivizadas de gestão.

Como se caracteriza o campo de práticas da gestão contemporânea? Como são as organizações e qual é o perfil dos gestores do desenvolvimento?

Toda a ação gestora, seja ela exercida por indivíduos ou coletividadas, orienta-se por princípios de mudança e desenvolvimento, seja de micro-unidades organizacionais, seja de organizações com alto grau de hibridismo e complexidade, como são as interorganizações em espaços territorial delimitados como cidades e regiões.

Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Social: Sentidos E Significados

Nova utopia, desenvolvimento local? Em primeiro lugar, é um bom momento para revisitar o conceito de UTOPIA como foi originalmente proposto por Thomas Morus em 1516 e comentado por Logan e Adams na mais recente republicação da obra, como preâmbulo à reflexão sobre desenvolvimento e de suas formas de gestão.

Os objetivos do desenvolvimento devem ser múltiplos e que a qualidade de vida inclui, além de renda, saúde e educação maior participação na vida pública;

As políticas de desenvolvimento são interdependentes e devem ter medidas de acompanhamento;

Estado tem um papel intransferível na gestão e regulação dos processos de desenvolvimento;

Os métodos contam tanto quanto as políticas, pois o desenvolvimento durável supõe um quadro institucional sólido apoiado na transferência e participação e construído sobre parcerias entre a sociedade civil organizada, o setor privado.

Vivemos em um momento especial da revisão de valores e da ética das corporações em particular e da sociedade com um todo; bem como dos paradigmas que orientaram a ação no século XX.

Como profetizou Alberto Guerreiro Ramos, “ é por esta razão que, atualmente, não é suficiente gerir as organizações, é necessário dirigir a sociedade total. (RAMOS).

Na verdade, Guerreiro Ramos alude à nova administração já na década de 60, referindo sobre o significado dos fenômenos e da ação administrativa na esfera pública.

As diferenças estratégicas de desenvolvimento local incorporam as concepções de governança elencadas, tais como a Estratégia Comunidade Ativa, a Metolologia Gespar, as Agendas 21 Locais, o Projeto de

Cooperação SUDENE/PNUD, o Farol do Desenvolvimento do Banco do Nordeste, o PRORENDA/GTZ, bem como as experiências de socioeconómica solidária em diversos estados, além de experiências que avança, das cidades para regiões com a gestão e bacias hidrográficas (consórcios e comitês) e arranjos híbridos de desenvolvimento intermunicipal como no ABC paulista e no Pacto dos Municípios do Cariri, para citar alguns dos exemplos possíveis.

GESTÃO ORIENTADA PARA OS RESULTADOS

Orientação para os resultados Visão Necessidades e expectativas dos cidadãos Plano estratégicos Plano de actividades Missão Atribuições Objectivos estratégicos Recursos Resultados Objectivos Impacto Avaliação da satisfação dos cidadãos Avaliação do desempenho Indicadores

Gestão de recursos humanos Pessoas Trabalho em equipa Desenvolvimento profissional Motivação Avaliação Responsabilização Delegação de poderes Reconhecimento Desenvolvimento de competências Competências de liderança Competências de gestão Qualidade Melhoria contínua Produtividade.

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

OBJECTIVO DA PESQUISA

A pesquisa teve como objetivo explicar se o modelo de gestão do SEBRAE pode contribuir com os atores regionais para implementar as ações emanadas das diretrizes do Plano Amazônia Sustentável – PAS. Verificou-se na literatura considerações sobre o desenvolvimento e instituições; políticas públicas param o desenvolvimento na Amazônia; gestão pública para o desenvolvimento, a evolução de seus modelos, com ênfase no modelo gerencial – gestão orientada para resultados; e tecnologias de gestão. O tipo de pesquisa é descritivo exploratório. Os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica e documental (de acesso livre, tanto bibliográfica quanto eletrônica – internet). Apresentou-se o SEBRAE enquanto agente de desenvolvimento; identificou-se o seu modelo de gestão denominada. Gestão Estratégica Orientada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com