TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Aplicada

Monografias: Ciência Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 1, 2, 3 e 4

Atividade da aula 01

Por que dizemos que a produção do conhecimento segue caminhos particulares, exigindo o rigor da pesquisa científica da reflexão, da sistematização do conhecimento? Comente. (mínimo 7 linhas).

Ao exigir o rigor da pesquisa cientifica e a sistematização do conhecimento o aluno poderá mostrar seu potencial sobre o tema escolhido, pois, quanto maior for á demonstração de conhecimento a respeito do tema, mais rico o trabalho será, possibilitando futuros debates e curiosidades do leitor, assim o aluno ira produzir um conhecimento próprio. Começará então a estar apto para oferecer uma contribuição original. Por isso dizemos que a produção do conhecimento segue caminhos particulares, porque, para obter um bom resultado e um bom trabalho só depende do esforço de cada aluno.

Atividade da aula 02

Conforme estudos em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase: Ao analisarmos teoria e fatos, deixamos de lado uma etapa intermediária, constituída pelas leis. O que isto quer dizer? Explique. (mínimo 7 linhas).

As leis estão totalmente interligadas as teorias e fatos. As leis são hipóteses gerais que foram testadas e receberam apoio experimental e que pretendem descrever relações ou regularidade encontradas em certos grupos de fenômenos. Assim como a teoria, as leis tentam encontrar explicações para fenômenos ou fatos da realidade, ou seja, são instrumentos científicos apropriados para explicação dos fatos. As leis expressam enunciados de uma classe isolada de fatos ou fenômenos, que são o resultado de uma reação entre teoria e fatos. Assim são analisados novos fatos, e o estudo destes novos fatos induz para a formação das leis, por meio da classificação e da generalização.

Atividade da aula 03

Conforme a frase: O pensamento ultrapassa o conhecimento intelectual, mas é pelas operações do pensamento, concepção, juízo e raciocínio que se caracteriza melhor a atividade cognitiva do espírito. Descreva: o que vem a ser Conhecimento intelectual? Qual a sua objetividade? Para que serve? – estas questões devem ser respondidas separadamente. (mínimo de linhas para cada questão 4).

O que vem a ser conhecimento intelectual?

Conhecimento intelectual é o pensamento do ser humano, é o raciocínio que possuímos desde o nascimento, é baseado nas reações naturais do ser humano. Esta categoria é exclusiva ao ser humano, trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já se pressupõe um pensamento, uma logica.

Qual a sua objetividade?

Seus objetivos são desenvolver o pensamento produtivo, o pensamento criativo e o raciocínio. Assim, acredita-se que o principal objetivo devera ser o de possibilitar o desenvolvimento da própria inteligência, ou seja, seu objetivo mais importante é alcançar a sabedoria universal.

Para que serve?

O conhecimento intelectual trata dos estudos dos métodos e dos princípios utilizados para distinguir o raciocínio correto do incorreto. Neste sentido, o raciocínio intelectual serve para analisar, argumentar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com