TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Trabalho Universitário: Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Durante os preparativos para a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) alguns jornais da cidade do Rio de Janeiro, e em particular o jornal O GLOBO de 13 de junho de 2009, fizeram algumas reportagens sobre grupos de leitura.

Recém-chegada, de volta ao Rio de Janeiro, eu precisava me re-direcionar em termos de amizade e de leituras. Como durante os anos que vivi nos Estados Unidos sempre participei de clubes de leitura, resolvi, logo após alguns meses de instalada, convidar os poucos amigos que permaneceram chegados através dos anos em que estive fora e muita gente da família: primos, cunhados, etc. Assim nasceu o PAPA-LIVROS, que está vivo desde 2003.

Como todo grupo, já tivemos algumas entradas e algumas saídas, pessoas que se mudaram ou que não mais puderam se dedicar à leitura como imaginavam. Algumas que prefeririam que as discussões fossem mais acadêmicas. Algumas que saíram por tempo indeterminado com a intenção de voltar. Mas no geral o grupo conta simplesmente gente interessada em ler, em conversar sobre o que se lê, sobre a vida, sobre experiências pessoais. E também e talvez até tão importante quanto: na socialização, no cultivo de amizades. Ninguém do grupo está envolvido com literatura como profissão ou maneira de ganhar a vida. Todos são ou foram profissionais diversos: arquitetos, psicólogos, tradutores, artistas plásticos, desenhistas industriais, professor de línguas, bibliotecários, esteticista, advogados e até uma astróloga. Somos todos simplesmente bons leitores, deveria dizer ávidos leitores, que lêem quase qualquer coisa. Começamos com um grupo misto de homens e mulheres, mas hoje somos só mulheres, ainda que o número tenha se mantido mais ou menos o mesmo através dos últimos 5 anos: 14 a 16 leitores.

—-

No nosso primeiro encontro, que foi num sábado de manhã, estabelecemos qual seria o melhor horário e o melhor dia. Nos EUA meus grupos se encontravam sempre durante a semana, à noite: 1 vez por mês. Aqui também nos mantemos na freqüência de 1 vez por mês, no 3° fim de semana do mês [há ocasiões em que mudamos o dia], mas nos encontramos aos domingos, às 17 horas e depois da conversa sobre o livro, e da eleição do próximo livro a ser discutido, passamos a uns comes e bebes. Inicialmente, três de nós morávamos em condições de receber 14-15 pessoas para o encontro, o que não é comum aqui no Rio de Janeiro. Mas depois de cinco anos, algumas de nós trocaram de endereço, houve uma ou outra reviravolta e procuramos então um lugar em que pudéssemos nos encontrar. Não é facil, mesmo nos domingos à noite, muitos restaurantes ou cafeterias, gostariam de não prender mesas por tres ou quatro horas. Finalmente achamos um lugar accessível a todos do grupo, com ar condicionado, e silencioso para podermos conversar sem disputar com música, jogo de futebol ou a mesa ao lado. A procura foi extenuante, não é o melhor local para comes e bebes, mas estamos gratas à gerência que nos acomoda todo 3º domingo do mês.—-

A seleção dos livros é feita democraticamente. Só no nosso primeiro encontro que estabeleci um livro, sem consultar as pessoas. Escolhi um livro que pudesse agradar a gregos e troianos, porque eu desconhecia os gostos de quem iria participar. Mas daí por diante seguimos de maneira democrática: quem quiser sugere um, dois, três títulos. Quer tenha lido ou não. Mas defende a preferência por este ou aquele motivo. Depois das opções apresentadas, votamos ali mesmo. O livro que tiver o maior número de votos é o escolhido para ser lido durante o mês e discutido no encontro seguinte.

Temos tido muito bom faro: já lemos livros que eram desconhecidos e que iriam mais tarde bater recordes de vendas nas livrarias, como – A Sombra do Vento, A Catedral do Mar, Paixão Índia. Também já lemos livros PORQUE não saem das listas de mais vendidos, muito depois deles terem se tornado populares. Estamos interessados no que existe no momento. Neste grupo não iremos ler os clássicos. Não iremos debater ou nos pronunciar sobre movimentos literários ou políticos. No entanto, como tratamos de publicações atuais, o debate inevitavelmente nos leva a trocar idéias sobre problemas da atualidade brasileira ou mundial, suas soluções, suas características.

—–

-

michael preston 2Ilustração Michael Preston.

-

Há duas ocasiões em que fazemos uma festinha maior. Em abril, quando fazemos anos. Sempre abrimos champagne, e fazemos uma recontagem com anedotas do que já “sofremos” por causa do Papa-livros. E é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com