TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Socias

Trabalho Universitário: Ciências Socias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

Question1mo

Caro estudante,

Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:

• O acesso ao AVA representa 100% da frequência total da disciplina;

• Cada tema de aula acessado valida uma quantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Freqüência que fica disponível no ícone Orientações.

Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.

Você tem alguns recursos a sua disposição:

• Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".

• Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.

Preparado para iniciar suas leituras?

Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.

Aula-tema 3: O indivíduo e a sociedade

A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Isto quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da Sociologia segundo a qual o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo e, assim, coloca-se o ser humano como um produto da interação social. O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituirá o indivíduo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo, o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Diante disso, tem-se o conceito de socialização, que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socialização estão a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.

Por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o indivíduo adquira personalidade própria. Isto quer dizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitem sua identificação como parte de um grupo específico.

Certas personalidades adquirem destaque no conjunto da vida social, que podem acabar sendo "copiadas", contribuindo assim para o processo de socialização. É assim que surgem os "heróis", que se tornam símbolos sociais expressivos ao apresentarem traços de personalidade que inspiram a imitação. Os heróis refletem muito sobre a própria sociedade.

A vida em sociedade é pautada em relações sociais que se estabelecem a partir de posições sociais definidas em termos de prestígio social. Por sua vez, a posição que um indivíduo ocupa na sociedade é chamada de status.

A posição social do indivíduo acaba por determinar o comportamento ou o seu papel social, além de estabelecer normas de condutas para serem seguidas, fixa direitos e obrigações. Em outras palavras, a posição social do indivíduo pode torná-lo um objeto de admiração ou de recriminação.

Por outro lado, destaca-se que a cada posição social (status) ocupada por uma pessoa corresponde a um determinado papel social, que nada mais é do que o comportamento socialmente esperado de uma pessoa que detém um certo status. Voltando à socialização, durante sua formação é que se dá um processo de aprendizagem do comportamento de papéis.

A relação entre o indivíduo e a sociedade, envolve processos e mecanismos dos quais a maioria das pessoas não se dá conta. A perspectiva de que a sociedade constrói o indivíduo e, com isso, acaba por determinar suas relações precisa ser considerada como senso crítico em nome da compreensão de suas complexidades. Por isso a importância das Ciências Sociais, que debatem e refletem sobre este quadro com propriedade e embasamento reflexivo.

Conceitos Fundamentais

Grupo Social – conjunto de pessoas pertencentes a uma mesma sociedade, que se relacionam, visando alcançar objetivos comuns, e compartilham os mesmos interesses.

Grupos de Referência – grupos sociais utilizados como modelos de comportamento e de atitudes ao longo da vida do indivíduo, que podem ter papel negativo ou positivo.

Herói – símbolo de uma sociedade, tipo positivamente sancionado de personalidade.

Papel Social – é o comportamento socialmente esperado de uma pessoa que detém certo status.

Personalidade – sistema de tendências do comportamento total de uma pessoa.

Símbolos Sociais – elementos representativos de uma sociedade e/ou dos indivíduos que nela vivem.

Socialização – aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive.

Status – posição que o indivíduo ocupa na sociedade.

Referência

Acertos: 1

Sobre o chamado processo de socialização, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A ligação entre mãe e filho é uma forma de socialização primária, abrindo caminho para, posteriormente, ocorrer a ação de agentes formais de socialização secundária, como as escolas

b. A socialização é o principal canal para a transmissão da cultura, por meio do tempo e das gerações

x c. No caso das crianças, a socialização pode ser considerada como uma espécie de “programação cultural” por meio da qual se absorve, de forma passiva, as influências sociais do meio em que se vive

d. A socialização deve ser vista como um processo que dura a vida inteira, considerando que o comportamento humano é continuamente modelado pelas interações sociais

e. A socialização deve ser vista como um processo que dura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com