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Ciências sem Fronteiras Interdisciplinaridade em Pesquisa, Sociedade e Política

Por:   •  14/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.322 Palavras (26 Páginas)  •  51 Visualizações

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Ciências sem Fronteiras

Interdisciplinaridade em Pesquisa, Sociedade e Política

Willy Ostreng

Capítulo um

Ciência e conhecimento interdisciplinares: O que são?

“O investigador deverá sempre utilizar tanto o método analítico quanto o sintético; tanto de experiência quanto de construção intelectual. Afinal, a compreensão é em si mesma uma unidade. Processos que parecem opostos à mente”. Johan Hjort, 1920

Na tarde de 7 maio de 1959, o Dr. Charles Percy Snow entrou na tribuna prestigiada da Câmara do Senado em Cambridge para proferir a Rede Lecture anual. Seu discurso sobre “as duas culturas e a revolução científica” foi desencadeado para grande surpresa de Snow, uma das discussões mais ferozes e hostis entre cientistas naturais e humanistas no século 20. O que mais provocou foi a afirmação de Snow de que existia um abismo de interpretações errôneas entre as duas culturas dominantes produtoras de conhecimento da ciência moderna, os intelectuais literários (humanistas) e os cientistas naturais, C.P. Snow, por formação de cientista, por vocação de escritor, sustenta que as duas culturas tinham uma curiosa imagem distorcida uma da outra, baseada em profundas suspeitas e incompreensões mútuas, e que suas atitudes eram tão diferentes que, mesmo no nível emocional, elas poderiam não encontrar muitos pontos em comum. Na sua opinião, os intelectuais literários acreditavam que os cientistas desconheciam a condição do homem, enquanto estes últimos supunham que o primeiro era totalmente desprovido de visão e “ansioso por restringir tanto a arte como o pensamento ao momento existencial”, de uma cultura, os anti-sentimentos da outra, produzindo hostilidade em vez de camaradagem entre eles. O que era pior: as perspectivas de que essa lacuna nenhuma fonte de inspiração. No final da década de 1920, as duas culturas conseguiram uma espécie de sorriso congelado através do golfo. Então a educação desapareceu, e eles apenas fizeram caretas.

CP Snow considerou esta situação como sendo totalmente destrutiva-uma perda total para a criatividade da ciência. Preencher a lacuna entre as duas culturas era, em sua opinião, um mais prático. Ele estava convencido de que, como os dois nenhuma sociedade seria capaz de pensar com sabedoria. Síntese de insights, não fragmentação, foi o que Snow pediu em sua palestra mais cultura.

A intervenção de Snow ainda é matéria de debate acadêmico. Embora haja uma consciência crescente em muitos círculos de investigação de que há mais necessidade do que nunca de abordar processos e problemas holísticos, ainda há cientistas apenas a fazer “caras para além do abismo”, que o número de culturas cientificas se multiplicou desde a época de C.P. Neve. As duas culturas principais cresceram e tornaram-se quatro, na medida em que as ciências sociais e tecnológicas assumiram culturas próprias e distintas, desviando-se das culturas das humanidades e das ciências naturais. Mas importantes ainda, as quatro culturas-mães dividiram-se em numerosos ramos especializados, à medida que as disciplinas e subdisciplinas se multiplicaram muitas vezes nas últimas integração do conhecimento através da ponte entre eles.

Este livro contesta aqueles que “fazem caretas através do abismo” e que se opõem ao valor científico e à qualidade da investigação interdisciplinar, alegando que lhe falta uma metodologia adequada, uma abordagem científica e uma base teórica. A interdisciplinaridade já está ancorada em uma metodologia emergente própria e que encontra apoio na filosofia pós-positivista, na ciência pós-acadêmica e pós-normal. Ao mesmo tempo, o livro é uma análise política da interface afeta a interdisciplinaridade.

Na ciência, interdisciplinaridade é um termo ambivalente. Para problemas práticos é, até certo ponto, considerado válido e inevitável, mas para fins teóricos é “tratado com grande cautela e até mesmo com suspeita”. Assim, a noção e a prática da interdisciplinaridade não podem ser discutidas sem referência à ciência em geral. Para compreender a “ciência sem fronteira” é preciso compreender a “ciência com fronteiras”, uma vez que a primeira depende da segunda. O que foi rotulado como a “visão complexa” da natureza e da sociedade está a mudar a nossa agenda de investigação e resultado na formulação de uma série de novos conceitos e perspectivas científicas que afetam a nossa compreensão do que a ciência é e do que é. Neste sentido, a questão geral a ser discutida neste capítulo é: Como a prática contestada da interdisciplinaridade se ajusta a esses novos conceitos e à estrutura disciplinar da comunidade científica? O restante do capítulo será, portanto, dedicado à discussão desta questão abrangendo, colocando uma série de questões que servirão como pontos de referência de navegação ao longo do livro: O que é ciência? O que é ciência de sistemas complexos? O que é conhecimento científico? O que é disciplinar? Como a disciplinaridade se torna interdisciplinaridade? O que é disciplinaridade? E o que é conhecimento interdisciplinar?

O que é Ciência?

Não é fácil descrever o que os cientistas estão fazendo e o que é ciência. John Ziman, Um notável filósofo da ciência, afirma que as tentativas de responder a tal questão são quase tão presunçosos quanto tentar afirmar o significado da própria vida. No entanto, a questão é mais intrigante do que misteriosa. O conceito de ciência deriva da palavra latina scientia, que significa conhecimento, e Scientificus, que significa fazer ou produzir conhecimento. Portanto, a ciência é uma tentativa humana sistemática de aprender e compreender o funcionamento daquelas partes da realidade que são exploráveis pelos homens científicos. No entando, do ponto de vista linguistica, filosófico e histórico, o conceito de “ciência” está exclusivamente associado à investigação realizada. Desvendar os segredos do universo - o mundo físico, enquanto os estudos sistemático nas humanidades e, em certa medida, também nas ciências sociais encontram expressão no conceito de “bolsa de estudo”. Na mesma linha, a noção de “investigação é frequentemente associada à ciência, enquanto enquanto os conceitos de estudo” e “acadêmico” são usados para descrever a erudição. Estas e outras diferenças linguísticas têm sido sustentados há muito tempo no mundo de língua inglesa e legitimadas pelo positivismo clássico que faz uma distinção entre estudos científicos objetivos baseados na observação e métodos quantificáveis e estudos acadêmicos de natureza mais subjetiva baseados em diferentes formas de investigação intelectual nos fornecem adequadamente uma variedade de conhecimento e compreensão, nenhum dos quais constitui o modelo ao qual todos os outros deveriam procurar se conformar. Os critérios mais comuns do que constitui ciência também se aplicam ao trabalho nos campos histórico-filosóficos, como falsificabilidade, corroborabilidade, verificabilidade e testabilidade empírica. O procedimento de formulação de hipótese e testá-las empiricamente também opera com a interpretação de textos , por extensão, com a reconstrução de processos históricos, que é sempre baseada em interpretações textuais. Na filosofia “os dados assumem a forma de propriedades físicas da produção. Neste contexto, é reconfortante concluir que os estudos, no entando, parecem possuir uma capacidade intrínseca de autorregulação, que a longo prazo, permite prevalecer sobre a sensação.”Por estas razões , Wolf Lepenies está usando o termo “ciência” no sentido alemão Wissenschaf, ou seja, qualquer corpo sistemático de investigação. Os conceitos de “recuperação acadêmica e ciência pós-acadêmica” estão cada vez mais sendo usado como uma noção coletiva para representar o estudo sistemático em todos os campos e disciplinas. Assim, o conceito de investigação está em processo de alargamento para abranger estudos sistemáticos de humanistas, cientistas sociais e cientistas naturais. Isto encontra expressão e reflexão em conceitos como ciência políticas, ciência comportamental, ciência social, ciência linguística etc. Os estudos tornaram-se idênticos à noção de ciências sociais, enquanto o conceito de ciências exatas é usado para descrever as ciências naturais quantificáveis. Neste contexto, a ciência tornou-se o denominador comum de todos os campos e disciplinas. A diferença é de grau e não de espécie.

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